Cresce o apoio à greve na Usina do Xisto

Cresce o apoio à greve na Usina do Xisto
Cresce o apoio à greve na Usina do Xisto

 

Petroleiros de outras unidades fizeram atos em solidariedade ao movimento em São Mateus do Sul-PR; assembleia nesta sexta-feira (09) decidiu pela manutenção da greve.

A greve dos petroleiros da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, região Centro Sul do Paraná, recebeu importantes apoios nos últimos dias. Nos dias 07 e 08, os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada no município de Betim, em Minas Gerais, realizaram atos de solidariedade ao movimento na SIX.

Nesta sexta-feira (09) pela manhã foi a vez dos petroleiros da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária-PR, atrasarem a entrada do expediente para declarar apoio à greve no Xisto. A realização destas manifestações é uma orientação da FUP, debatida na última reunião do Conselho Deliberativo da Federação, ocorrida na semana passada. A expectativa é de que novos atos aconteçam em outras unidades da Petrobrás nos próximos dias.  

A greve na SIX completou nove dias nesta sexta-feira e é causada pela imposição de uma nova tabela de turno pela Petrobras que reduz de oito para seis horas o período trabalhado no regime ininterrupto, mas que aumenta os dias laborados no mês e, consequentemente, diminui o número de folgas, causando prejuízos financeiros e para o convívio social e familiar dos trabalhadores. A mesma carga horária mensal representa 18 dias de trabalho e 12 de folga no turno de oito horas; já na tabela de seis horas seriam 24 dias de trabalho para apenas 6 de folga. Além disso, os petroleiros teriam uma redução salarial aproximada de 20% em decorrência da perda do adicional de HRA (Hora Repouso e Alimentação).

Em nova assembleia realizada hoje, na Sede Regional Sindical de São Mateus do Sul, os petroleiros da SIX decidiram pela continuidade da greve, uma vez que não ocorreram avanços concretos, apesar de as negociações estarem em andamento. Os advogados que representam o Sindipetro PR e SC e a Petrobrás estão em tratativas constantes para tentar encontrar uma solução jurídica ao problema das horas extras ocasionadas pelo interstício (intervalo) de 11 horas na tabela de turno com jornada de oito horas.

A assembleia desta sexta-feira contou com a participação do coordenador do Sindicato dos Petroquímicos do Paraná (Sindiquímica) e secretário de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da FUP, Gerson Castellano. Ele reafirmou o apoio incondicional da Federação e do Sindiquímica à greve na Usina do Xisto e também passou informações sobre o andamento das negociações com a Petrobrás sobre a Campanha Salarial 2016.

 

VIA SINDIPETRO PR/SC