Coordenadora do Unificado e Pochmann fazem abertura do CRB

A coordenadora do Unificado, Cibele Vieira, e o economista Marcio Pochmann, da Fundação Perseu Abramo, realizam um debate nesta sexta-feira (12), às 19h, na Regional Campinas, sobre o tema “Perspectivas Políticas e Econômicas para o Brasil Pós-Golpe”. A atividade dá largada ao Curso de Realidade Brasileira (CRB), que começa neste sábado (13) e deve se estender até o mês de novembro.

O curso é composto por sete módulos. O primeiro deles acontece na sede do Sindicato, no Jardim Chapadão, das 9h às 18h, e vai abordar o tema “Entendendo Campinas”, com a discussão de questões relacionadas ao processo histórico, social e econômico da construção do município.

A exposição será feita por Durval de Carvalho (ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e secretário de governo de Campinas durante a gestão Toninho) e Ivone Salgado (líder do Grupo de Pesquisa História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos do Ceatec PUC Campinas e ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano da cidade).

O CRB é gratuito e aberto a todos que quiserem participar. Como o número de vagas é limitado, o interessado deve fazer a inscrição acessando o link: https://goo.gl/forms/p3FJqvbCyCGYBPGj2.

Formação de lideranças

O Curso Realidade Brasileira é organizado por movimento sociais da região, com apoio do Unificado, e tem o objetivo de estudar a realidade econômica, política e cultura do Brasil, por meio dos principais pensadores do país.

A atividade também tem a intenção de formar lideranças/educadores que atuem em diferentes organizações e movimentos sociais, qualificando suas intervenções, e fortalecer a articulação entre as organizações sociais de Campinas e região.

Módulos

1º Módulo: Entendendo Campinas (13/05)
2º Módulo: Economia Política (10/06)
3º Módulo: Formação Histórica do Brasil (01/07)
4º Módulo: Racismo e Patriarcado como Elementos Estruturais (12/08)
5º Módulo: Questão Urbana (16/09)
6º Módulo: Organização da Classe trabalhadora e Sindicalismo no Brasil (21/10)
7º Módulo: Projeto Popular e Revolução Brasileira (11/11)

Fonte: Sindipetro Unificado de São Paulo