Coordenador da FUP participa de conferência sindical internacional sobre desenvolvimento sustentável

O debate é realizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas nesta terça e quarta, em São Paulo…





Imprensa da FUP

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, participa nesta terça e quarta-feira (13 e 14/09) de uma conferência sobre desenvolvimento sustentável, realizada pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA), em São Paulo. Com a presença de lideranças sindicais de vários países do continente, o encontro irá discutir as propostas dos trabalhadores em relação às questões ambientais.  Um dos objetivos é preparar o debate e a intervenção dos movimentos sindicais  na  Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizado em janeiro do ano que vem.

O movimento sindical internacional tem ressaltado três pontos fundamentais neste debate: geração de emprego verde dentro da estrutura de trabalho decente; taxação de fluxo financeiro para financiar o desenvolvimento sustentável e a proteção ao ecossistema com controle social como forma de diminuir a pressão sobre os recursos naturais.

Participam do encontro dirigentes da CSA, do Fórum das Entidades Sindicais (FES), de Centrais sindicais do Perú, Chile e Uruguai, além de sociólogos, economistas e ambientalistas. Representando o Brasil, estarão o presidente da CUT nacional, Artur Henrique, o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, e a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andrea Butto.  O coordenador da FUP falará sobre energia e desenvolvimento sustentável.