Coordenador da FUP discute petróleo e soberania com estudantes do DCE da UNB

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, reuniu-se nesta quarta-feira, 28, com lideranças estudantis do Diretório…

Imprensa da FUP

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, reuniu-se nesta quarta-feira, 28, com lideranças estudantis do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB) para discutir a proposta dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo, cuja íntegra está expressa no projeto de lei 5891/09, em tramitação na Câmara dos Deputados. Moraes debateu com os universitários a importância de uma nova lei do petróleo na atual conjuntura nacional e internacional, abordando a questão da soberania e da geopolítica mundial frente às descobertas do pré-sal.

Durante o encontro, o coordenador da FUP aproveitou para convidar os estudantes para o ato que será realizado na próxima quarta-feira, 04/11, durante a audiência pública que debaterá no Senado a proposta dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo. Os universitários confirmaram presença no ato e se disponibilizaram a somar forças na defesa do projeto construído pela FUP e movimentos sociais.

No último dia 14, João Antônio de Moraes já havia discutido a importância estratégica do pré-sal com cerca de 200 estudantes secundaristas do Centro de Ensino Médio 02 do Gama, uma das maiores escolas públicas do Distrito Federal. Durante o encontro, Moraes convidou os estudantes para o ato do dia 04, no Senado.

A UNE também realizou recentemente uma "blitz" nos corredores do Congresso Nacional, cobrando que 50% do fundo social do pré-sal sejam destinados à educação. Os estudantes também entendem que é essencial o fortalecimento da Petrobrás e a retomada do controle estatal sobre a exploração do petróleo.