Coordenação dos Movimentos Sociais realiza plenária nacional em São Paulo nesta sexta e sábado

CUT

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) realizará sua 11ª Plenária Nacional nos dias 19 e 20 de julho (sexta e sábado) no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Estão confirmadas as participações de Marilena Chauí – professora de filosofia, historiadora e escritora; Altamiro Borges – presidente do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e Ademir Figueiredo – coordenador do DIEESE.

Segundo Rosane Bertotti, dirigente da CMS e secretária nacional de Comunicação da CUT, as entidades projetarão ações comuns com base nas experiências e acúmulos dos últimos 10 anos de existência da coordenação e do intenso trabalho desenvolvido pelo movimento social.

As recentes manifestações populares, com destaque para o 11 de julho, quando as centrais sindicais e os movimentos sociais realizaram manifestações e paralisações em torno de uma pauta unificada, ressaltou Rosane, descortinam novos cenários, “para os quais o protagonismo social jogará um papel central”. “O momento é de ampliar a pressão e fazer a disputa com os setores conservadores que não querem nem ouvir falar de democratização do Estado, de desconcentração de renda e participação popular. Não haverá solução para os graves problemas de saúde, educação e transporte sem investimento público, sem a ruptura com a lógica dos juros altos e do superávit primário, que drenam parcela substancial dos recursos do Estado”, destacou a dirigente.

Na avaliação de Rosane, a luta contra o PL da Terceirização e ofim do fator previdenciário, pela suspensão dos Leilões de Petróleo e em defesa de um novo marco regulatório que democratize a comunicação, entre outras reivindicações que ganharam as ruas, deve ser levada a todos os rincões do país. Afinal, ressaltou, “o que está em jogo é aprofundar as mudanças e impedir o retrocesso”.

Diante dos desafios colocados pela conjuntura, avalia Rosane, cresce o papel da CMS não apenas como organizadora e mobilizadora, mas de interlocutora diante dos parlamentos e governos para que a pauta dos movimentos sociais ganhe peso na agenda do país.

Serviço

Dias 19 e 20 (sexta-feira e sábado)

Endereço: Rua Rego Freitas, 530, Vila Buarque, São Paulo/SP