Coodenador da FUP foi o convidado desta quarta do Projeto Resgate, série de diálogos para reconstrução da Petrobrás

Nesta quarta, 27, o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, e o engenheiro e consultor legislativo Paulo César Ribeiro de Lima foram os convidados do Projeto Resgate, uma série de oito diálogos com 16 ativistas e pesquisadores do setor de óleo e gás, sobre propostas para superar o desmonte da Petrobrás. Os entrevistados falaram sobre os impactos do desmonte da empresa, mas também apontaram caminhos para que a empresa volte a alavancar a reconstrução do país e possa liderar a tão necessária transição energética. O debate foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Outras Palavras no Youtube. Reveja abaixo:

O Projeto Resgate é uma parceria do site Outras Palavras com a Fundação Rosa Luxemburgo, e vem desde o ano passado  publicando uma série de textos sobre a Petrobrás e sua centralidade na reconstrução do país. Todas as terças e quartas-feiras, dois convidados participam de um diálogo, mediado pelo jornalista Antônio Martins, editor do Outras Palavras, com temáticas diferentes sobre como viabilizar o resgate da Petrobrás – que vem sendo desintegrada e privatizada aos pedaços desde 2016 – e avançar no controle estatal das reservas de petróleo do pré-sal.

Leia também: Série de debates aponta caminhos para resgatar a Petrobrás

A série de diálogos teve início nesta terça, 26, com participação do geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, e do ex-senador Roberto Requião. Eles falaram sobre a relevância geopolítica do pré-sal, os interesses que permeiam a disputa por esses campos de petróleo e a urgência de um novo projeto político para resgate da Petrobrás. Veja aqui a íntegra do debate.

Estancar o desmonte e resgatar a Petrobrás

Nesta quarta, às 20h, o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, e o engenheiro Paulo César Lima falaram sobre as consequências do desmonte da Petrobrás e as estratégias para revertê-lo. Como ressaltou o jornalista Antônio Martins, mediador do debate, o objetivo foi percorrer um conjunto de tópicos pouquíssimo abordados na mídia comercial, cujo silêncio facilita, desde 2016, a operação de desmantelamento em curso.

Deyvid e Paulo César discutiram, por exemplo, a importância de o Brasil voltar a refinar todo o petróleo que produz, ao invés de exportar o produto cru e comprar os combustíveis processados. Superar esta condição regredida é perfeitamente possível: já em meados dos anos 1970, quando era um grande importador de petróleo, o país havia adquirido autossuficiência no refino. A dependência atual é uma construção política. No momento em que houver a decisões em sentido oposto, não faltarão meios técnicos para interromper a privatização das refinarias, voltar a operá-las com plena capacidade e inibir a importação. Bacelar também ressaltou a importância de resgatar a histórica Refinaria Landulfo Alves, primeira a se integar ao Sistema Petrobrás, responsável por quase 15% da produção de combustíveis no país, mas que foi entregue ao fundo de investimentos Mubadala.

Outros temas discutidos no debate foram a privatização da BR Distribuidora, que agora é controlada por fundos de investimentos, mas continua ostentando em seus postos de combustível a logomarca e o próprio nome Petrobrás;  o desmonte do setor petroquímico da estatal, que teve mais de 40 plantas (das quais 11 no exterior) colocadas à venda;  as fábricas de fertilizantes nitrogenados, que são ainda mais necessárias diante da escassez internacional do produto; a privatização da Liquigás e das duas redes de gasodutos que foram constuídos pela Petrobrás e hoje são alugados pela empresa.

Próximos convidados

Nas próximas semanas, sempre às terças e quartas, participarão do debate Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP, e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP); o professor da USP e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, e o advogado Ronaldo Pagotto, um dos coordenadores do Projeto Brasil Popular; o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Fernando Siqueira, e o professor da UFRJ e pesquisador do INEEPEduardo Costa Pinto; o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; a economista e diretora do Instituto IluminaClarice Ferraz, e o coordenador técnico do INEEPRodrigo Leão; e, fechando a série, os economistas Márcio Pochmann Ladislau Dowbor.

Os debates são ao vivo, toda terça e quarta, às 20h, no canal do Outras Palavras no Youtube.

Além dessa série de diálogos, que envolve 16 ativistas e pesquisadores do setor de óleo e gás, o Projeto Resgate já teve três capítulos anteriores, com textos e dados sobre o desmonte da estatal e seu impacto sobre a população e a nação brasileira. Saiba mais, acessando os links:

1. O desmanche da Petrobras, e como pará-lo

2. Petrobrás, vaca leiteira dos mercados?

3. Petróleo: a estratégia para a recolonização

[Da imprensa da FUP, com informações do Outras Palavras]