Contra decreto do Reajuste Zero, servidores do DF realizam ato unificado

CUT-DF

Apesar de prometer “Um Novo Caminho” para os trabalhadores e trabalhadoras do Distrito Federal, o governo Agnelo vem surpreendendo negativamente a classe trabalhadora da capital federal. Em fevereiro deste ano, o GDF publicou o decreto 33.550, que determina uma política de reajuste zero para todas as categorias. Para repudiar este e outras ações do governo que estão em desencontro com os anseios dos trabalhadores, os servidores públicos do GDF realizam ato público unificado nesta quinta-feira (19), às 10h, na Praça do Buriti. O ato é organizado pela CUT-DF, sindicatos de base e Fórum em Defesa do Serviço Público.

No decreto, o GDF afirma que estão suspensas para 2012 “qualquer concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título”. “A CUT preza por sua autonomia sindical e continuará colocando os trabalhadores nas ruas para combater o desmonte do serviço público e a precarização da mão de obra dos servidores”, afirma o secretário geral da CUT-DF, Cícero Rola.

“Passados mais de uma não do atual governo, essa mudança ainda não chegou nas formas dos benefícios e benfeitorias almejados e tampouco os servidores e empregados públicos do GDF tiveram suas reivindicações atendidas, a maioria delas em forma de propostas pré-eleitorais”, afirma nota assinada pela CUT-DF.

De acordo com Cícero Rola, a possibilidade de greve geral no serviço público do DF não está descartada. “Estamos tentando acertar nossos passos com o governo, mas se o cenário atual, de inflexibilidade e morosidade, permanecer, decretaremos um movimento grevista unificado”.