Nesta quinta-feira, 19 de outubro, o coordenador da FUP, José Maria Rangel. será um dos expositores do seminário Conteúdo Local na Cadeia de Petróleo e Gás, que será realizado no Palácio Cláudio Moacyr, antiga Câmara de Vereadores, em Macaé. O evento terá início às 18h30 e contará também com a participação do senador Lindbergh Farias (PT/RJ), do deputado federal, Luiz Sergio (PT/RJ) e do vereador macaense Marcel Silvano (PT).
O seminário é uma realização da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal. “O senador Lindbergh sugeriu que Macaé recebesse o seminário por ser a cidade polo da região na discussão do petróleo. É um momento importante para a gente avançar e buscar soluções e superar a crise que nós estamos enfrentando”, esclarece o vereador Marcel Silvano.
O debate ocorre em um momento de intenseo ataque às políticas de Conteúdo Local, tanto por parte do governo Temer, quanto por parte da gestão da Petrobrás, sob o comando Pedro Parente. Durante uma década, a nacionalização de encomendas e serviços contratados pelas empresas de petróleo estimulou a indústria nacional, gerando empregos e renda no Brasil, além de ter sido fundamental para desenvolver a cadeia produtiva do setor. Sem a legitimidade das urnas, o atual governo tem se movimentado para acabar com a política de conteúdo local, reduzindo drasticamente os índices de nacionalização, contribuindo para a desindustrialização do país.
O coordenador da FUP tem criticado duramente o desmonte do setor feito pelo governo Temer e ressalta a importância de se debater a política de conteúdo local. “É a mola propulsora de empregos em nossa região (Norte Fluminense) e no país”, destaca.
Para o senador Lindbergh, é um grave erro utilizar a crise da Petrobras como pretexto para desmontar uma política industrial que deu certo, gerou desenvolvimento de tecnologias, capacitação das empresas e aumento do número e da qualificação de postos de trabalho.
FUP, com informações do Mandato do Vereador Marcel Silvano