Contaminação por coronavírus explode no Sul e novos casos são registrados nas bases da Petrobrás

[Da imprensa do Sindipetro-PR/SC]

Sem ministro efetivo na saúde há mais de dois meses, muito menos um plano de combate ao novo coronavírus, o país é forte candidato a se tornar o pior caso global de enfrentamento à Covid-19. Desde o final de maio, apresenta ocorrência média diária acima de mil mortes e o total de óbitos registrados ultrapassou a casa dos 80 mil, com mais de dois milhões de casos de infectados.

Os dados sobre a pandemia no Brasil apontam que a Região Sul está com aumento acelerado no número de casos e óbitos por Covid-19.

O Paraná registrou 58 mortes nesta terça-feira (21), no início do mês a média era de 20 falecimentos por dia, com 56.905 casos da doença. Santa Catarina, por sua vez, teve 44 óbitos na terça, ante uma média de 10 mortes diárias no começo de julho, e chegou a marca de 56.475 casos de Covid-19. O Rio Grande do Sul apresenta dados muito similares.

A consequência do aumento da contaminação é o provável colapso dos sistemas de saúde. Em Curitiba, a taxa de ocupação de leitos do SUS para tratamento da Covid-19 está acima de 90%. Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, apresentava 97% das vagas de leitos de UTI da rede pública para pacientes com coronavírus sendo utilizadas.

A situação da Região é a mais grave até agora e requer cuidados redobrados. Siga as recomendações de segurança da OMS. Lave sempre as mãos, use constantemente álcool em gel, mantenha distanciamento mínimo de dois metros de outras pessoas, use máscara sempre que estiver fora de casa, ao tossir ou espirrar cubra a boca com o braço e, se puder, fique em casa.

Novos casos nas unidades da Petrobrás

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina tomou conhecimento de novos casos de trabalhadores do Sistema Petrobrás infectados pelo coronavírus nas últimas semanas.

Na Repar, em Araucária, foram dois novos casos, sendo um trabalhador próprio e outro terceirizado. Os contaminados, assim como quatro pessoas que mantiveram contato direto com eles (1 da TE e 3 do DCCF), foram colocados em isolamento domiciliar por 14 dias e realizaram exames.

Outros dois empregados próprios da Transpetro em Santa Catarina testaram positivo para Covid-19, um no Terminal de Biguaçu (Teguaçu) e outro no Terminal de Itajaí (Tejaí). Ambos foram afastados, bem como aqueles que estiveram em contato, que também submeteram-se à testagem e aguardam os resultados.

Um outro empregado terceirizado que atua no Terminal Transpetro de Paranguá-PR (Tepar), no setor de manutenção, foi contaminado e o procedimento adotado foi o mesmo: afastamento para o isolamento domiciliar dele e daqueles que mantiveram contato, com realização de exames.

Diante do estágio gravíssimo da pandemia, o Sindicato cobra a retomada da testagem dos empregados nas unidades que cessaram o procedimento como forma de prevenção à contaminação em massa. A suspensão temporária de todas as obras e serviços que não sejam estritamente necessários para a continuidade operacional das unidades é outra medida importante que o Sindipetro reivindica da empresa. Também orienta os trabalhadores que caso encontrem situação de risco, utilizem o direito de recusa, conforme estabelecido pela cláusula 78 do ACT 2019/2020, e denuncie a algum dirigente sindical ou ligue para (41) 3332-4554 (Telefone da Sede do Sindicato).