Contag realiza 19ª edição do Grito da Terra nesta quarta em Brasília

Rede Brasil Atual

Aproximadamente 5 manifestantes são esperados nesta quarta-feira (22) na 19ª edição do Grito da Terra Brasil, realizado anualmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pelas federações do setor.

Os principais temas do evento são as reivindicações dos trabalhadores rurais junto a 15 ministérios do governo, como o assentamento de 100 mil famílias em programas de reforma agrária neste ano, a garantia de R$ 42 bilhões para o plano safra da agricultura familiar no período de 2013/2014, a implementação da política nacional de assistência técnica e extensão rural (Ater), o desenvolvimento de uma política nacional para o semiárido e empenho na análise e conclusão de registro sindical de entidades vinculadas à Contag. Segundo a Contag, os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, já confirmaram participação no ato.

A previsão dos organizadores do Grito da Terra é começar o ato com uma concentração de trabalhadores próximo à Catedral de Brasília. A abertura oficial do evento está marcada para as 9h. Até o final da tarde, trabalhadores e sindicalistas devem percorrer a Esplanada dos Ministérios e terminar o ato com a divulgação de resultados das negociações que ocorrerem junto ao governo.