CUT, por Luiz Carvalho
No dia 4 de março, a Confederação Internacional da Construção (ICM) promoverá em Vitória, Espírito Santo, o lançamento do vídeo da campanha “ Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”.
Organizada pela Confederação Internacional da Construção (ICM), a ação tem por objetivo combater a precarização do trabalho dos operários que atuarão na construção de obras relacionadas à Copa do Mundo no Brasil.
Ainda como parte da campanha, no dia seguinte, a ICM reúne-se com a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil (Fetraconmag) e com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Espírito Santo (Sintraconst-ES) para discutir medidas práticas a partir dos debates realizados durante o lançamento.
De acordo com o presidente do Sinstraconst-ES, Paulo Peres, o Carioca, o lançamento terá um caráter mais pedagógico. Porém, o sindicato aproveitará para defender o direito básico a um salário digno, sem o qual não há trabalho decente.
“Vamos apresentar ações que fizemos, mas, principalmente, focar naquilo que norteará a nossa campanha salarial: ganhos dignos para todos. Porque quem recebe R$ 600, R$ 700 não exerce trabalho decente”, defende o dirigente.
A data-base da categoria é em 1º de maio e a primeira plenária acontece já neste sábado (2).
Lutar em bloco
Para Carioca, outro desafio é estabelecer um Contrato Nacional da Construção para enfrentar o poderio das empresas e impedir a precarização em regiões onde o movimento sindical ainda não é suficientemente organizado.
“A mesa nacional da construção é muito importante, mas tem mais o objetivo de tratar da legislação. Precisamos aproveitar a união nessa mesa para criar uma ferramenta de combate.”
Outro fator fundamental, destaca Carioca, é investir na fiscalização, visto que mesmo em estados onde os trabalhadores são organizados e o sindicato atuante, as empresas desrespeitam regras básicas de segurança, como é o caso do Espírito Santo.
Nos últimos dois dias, dois pedreiros morreram após caírem das obras onde trabalhavam em Colatina e Nova Venécia, ambas cidades ao Noroeste do Estado.
“No ano passado fizemos uma campanha com o Ministério Público e o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) a respeito da qualidade das obras. Algumas empresas foram autuadas e serviram de exemplo para mostrar como não deve ser feito, mas os acidentes continuam. Precisamos de mais fiscais para ajudar nosso trabalho de denúncia e combate a condições degradantes”, explica.
Confira abaixo a programação:
Lançamento do Vídeo da Campanha por Trabalho Decente Antes e Depois de 2014 e reunião de planificação de ações
Data e hora do lançamento do vídeo
4 de março, 2ª feira, às 18h30
Slaviero Slim Alice Hotel
(Rua Coronel Vicente Peixoto, 95 – Vitória/ES)
18h30 – Registro dos Participantes
19h – Abertura e boas-vindas
Sindicato Local, VP Regional da ICM e Representante Regional ICM
19h30 – Apresentação do vídeo
20h – Debate e comentários sobre o vídeo: Rumo a 2014, Rumo ao Trabalho Decente: vitórias e desafios ao movimento sindical / Representantes de: Sindicato Local, Sindicatos participantes da Campanha, Representantes do Governo local e organizações parceiras. Modera ICM.
21h30 às 22h30 – Coquetel
Data da reunião de campanha (para os sindicatos filiados à ICM)
5 de março, 3ª feira das 9h às 13h
Sede da FETRACONMAG /SINTRACONST
(Rua Pereira Pinto 29, centro, Vitória/ES)
09h – Reunião de afiliados no Brasil: plano de ação mundial da ICM e reunião de campanha / atualização dos sindicatos sobre contexto nacional e local e a realização de propostas de ação unificadas a partir e além da campanha.
13h – Almoço final e saída dos participantes