A Petrobras nasceu dos movimentos populares, da luta dos brasileiros pelo controle de suas riquezas, daqueles que sonharam e lutaram pela soberania nacional.
Desde sua criação, a Petrobras sofreu inúmeros ataques daqueles que historicamente roubaram nossas riquezas e exploraram nossos trabalhadores. A aliança dos imperialistas com a elite entreguista desde o início atuou contra o símbolo da insurreição da classe trabalhadora brasileira. No início vociferaram que aqui não havia petróleo, depois iniciaram uma intensa campanha de desmonte com políticas neoliberais, e hoje tentam por meio de seus instrumentos de poder tomar do Estado a posse do pré-sal.
A motivação é política. As urnas vêm lhes proporcionando sucessivas derrotas. O projeto popular iniciado por Lula promoveu uma verdadeira e internacionalmente reconhecida revolução social no país, sendo clara e evidente a melhora de vida da população brasileira. Eles sabem que os trilhões que entrarão nos cofres do Estado por meio da Lei da Partilha e da Petrobras proporcionarão vultosos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, alterando significativamente as relações de poder no país.
O que está em jogo é a oportunidade da emancipação dos explorados. A conjuntura é de luta de classes e o momento requer união! Vamos à institucionalidade e às ruas lutar pela soberania nacional, pela Petrobras e pelo Brasil.
A garantia dos recursos do pré-sal sob tutela do Estado e gerenciado por um governo popular nos fará caminhar em direção a uma sociedade mais igualitária. As novas receitas proporcionarão a construção de inúmeras instituições de ensino público, a valorização dos profissionais da educação, a consolidação dos programas de assistência estudantil, mais investimentos em projetos de extensão para derrubar de vez os muros que cercam as universidades, mais projetos de pesquisa, mais programas de mestrado e doutorado, mais ciência e mais tecnologia.
Na universidade tivemos uma vitória na institucionalidade, agora estaremos convencendo nossos pares a estarem conosco lutando nas ruas pelos nossos ideais, pelo projeto popular e por um país soberano.
Autor: Thiago Risso