Conselho Deliberativo da FUP indica aceitação da nova proposta de PLR e manutenção de estado de greve

alt

alt

FUP

Reunido nesta terça-feira (05), o Conselho Deliberativo da FUP avaliou a nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás segunda-feira (04) e decidiu, por ampla maioria, pelo indicativo de aceitação, com a manutenção da categoria em estado de greve para pressionar a empresa a avançar na negociação do regramento das PLRs futuras. A orientação é que os sindicatos iniciem imediatamente as assembléias para que os trabalhadores se posicionem sobre os indicativos abaixo.

Indicativos do Conselho Deliberativo da FUP:

  • Aceitação da nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás dia 04 de março.
  • Manutenção do estado de greve durante o processo de negociação do regramento das PLRs futuras.
  • Calendário de mobilizações permanentes ao longo da negociação do regramento das PLRs futuras.

A nova proposta conquistada elevou de 4,49% para 5,20% o percentual da PLR sobre o lucro líquido da Petrobrás, rompendo a limitação imposta pelo DEST de que a PLR não ultrapassasse a barreira dos 4,5% do lucro. Ou seja, a empresa aumentou em 14,8% o montante a ser distribuído entre os trabalhadores.

A proposta inicial da Petrobrás levava em conta o provisionamento de R$ 1,005 bilhão para a PLR, o que representava uma redução de 36% em relação ao que foi provisionado no exercício anterior. A nova proposta elevou para R$ 1,154 bilhão o provisionamento da PLR, minimizando para 26% a diferença em relação a 2011. Ou seja, fizemos a Petrobrás praticar com os trabalhadores o mesmo índice utilizado com os acionistas.

Não podemos esquecer que a empresa chegou a reduzir em mais de 60% o adiantamento da PLR, na primeira proposta apresentada em dezembro passado, comparativamente ao que foi conquistado em 2011. Na segunda proposta, a Petrobrás continuou tentando sacrificar os trabalhadores ao reduzir em 36% o provisionamento da PLR, enquanto poupou os acionistas de perdas maiores, ao diminuir em 26% os dividendos.

Regramento das PLRs futuras

Além disso, a nova proposta conquistada garante um calendário para fechamento do regramento das PLRs futuras, cuja primeira reunião acontecerá até 22 de março e a conclusão da negociação em 10 de maio. Esse é um debate que deve ser priorizado pela categoria e por isso o Conselho Deliberativo da FUP manteve o indicativo de estado de greve e propôs que os trabalhadores aprovem um calendário de mobilizações para todo o processo de negociação do regramento.