Conquistas do ACT reforçam luta pela vida

alt
alt


FUP

Na semana que antecede o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (celebrado no dia 28 de abril), duas importantes conquistas do Acordo Coletivo referentes a SMS começam a ser implementadas, intensificando a luta dos petroleiros por segurança e um ambiente de trabalho menos nocivo. Os avanços conquistados pela categoria, no entanto, só irão alterar de fato a rotina de mortes, acidentes e incidentes nas unidades da Petrobrás se houver cobranças e vigilância diária dos trabalhadores. A luta por uma política de SMS democrática e que atenda nossas demandas históricas só é possível com participação e priorização da categoria. Por isso, é importante que nos próximos dias, os trabalhadores intensifiquem a luta por condições seguras de trabalho.

Campanha pela obrigatoriedade dos registros de acidentes e incidentes

Em cumprimento à Cláusula 140 do Acordo Coletivo, a Petrobrás inicia este mês uma campanha de comunicação enfatizando a importância e obrigatoriedade do registro de acidentes e incidentes. Com o slogan “Respeitar a Vida é um Exercício Diário – Registrar Desvios, Incidentes e Acidentes também”, a campanha é direcionada aos gestores e trabalhadores de todas as unidades operacionais da empresa, através de conferências, apresentações e peças publicitárias que serão utilizadas ao longo de todo o ano. O combate à subnotificação de acidentes e incidentes foi um dos pontos decisivos para fechamento do Acordo Coletivo na campanha reivindicatória conduzida pela FUP e seus sindicatos. Portanto, é importante que todos os trabalhadores priorizem essa luta e denunciem os casos de subnotificações.

Sindicalistas embarcam para participar de reuniões de CIPA nas plataformas

Diretores do Sindipetro-NF embarcaram na quinta-feira, 19, em nove plataformas para participar das reuniões das CIPAs, que darão posse aos integrantes da gestão 2012/2013. Essa é uma das principais conquistas do Acordo Coletivo, após anos de resistência da Petrobrás. O ACT 2011/2013 prevê a realização de três embarques por ano de dirigentes sindicais em cada CIPA de plataforma, o que garante cerca de 150 embarques somente na Bacia de Campos.