Conquista histórica: petroleiros elegerão seu representante no C.A da Petrobrás

FUP e Petrobrás tratarão de todos os aspectos da Lei 12.353, no dia 01 de fevereiro…





Imprensa da FUP

A democratização da gestão da Petrobrás é uma reivindicação histórica da FUP através da participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. Finalmente, nos últimos dias do Presidente Lula à frente da Presidência da República, o Projeto de Lei 12.353, que assegura o direito dos trabalhadores elegerem um representante no Conselho de Administração de empresas públicas, foi aprovado pelo Senado, e sancionada pelo ex-presidente, que em 2008, fez questão de levar esta demanda do movimento sindical ao Congresso, ressaltando que esta medida não poderá ser alterada através de mudanças estatutárias das empresas.

A participação de um representante dos trabalhadores na administração de empresas públicas  foi sancionada no dia 29 de dezembro de 2010, e citada durante a posse do novo presidente dos Correios, onde a FUP esteve presente, e presenciou a afirmação do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que na ocasião, destacou a importância da FUP nesta reivindicação junto ao governo, que agora se concretiza. Paulo Bernardo, antigo ministro do Planejamento no governo Lula, foi um dos formuladores da proposta.

FUP e Petrobrás reúnem-se para definir processo eleitoral que escolherá representante dos petroleiros

Na última semana, a FUP entrou em contato com a Petrobrás, solicitando uma reunião para tratar de todos os aspectos relacionados à Lei 12.353/10. A Petrobrás já marcou a reunião, que será realizada no dia 01 de fevereiro, e definirá como será a mudança do estatuto da empresa, e como se dará o processo eleitoral que escolherá o representante dos petroleiros no Conselho de Administração das empresas do Sistema Petrobrás.