Conheça as principais propostas dos candidatos apoiados pela FUP ao C.A da Petrobrás

Vote 1010 – Deyvid Bacelar e Bob Ragusa

1 – Manter e fortalecer os canais de comunicação com os trabalhadores e com a sociedade.

2 – Defender que o Plano de Negócios da Petrobrás contemple as sugestões dos trabalhadores para a manutenção de investimentos e ativos estratégicos para a Companhia e o País.

3 – Buscar a criação de canais de transparência para que os trabalhadores da Petrobrás tenham mais acesso às principais informações da Companhia.

4 – Defender a revisão da Política de SMS buscando possibilitar uma maior participação dos trabalhadores na sua definição e dar autonomia a essa função corporativa dentro da empresa.

5 – Atuar junto ao Congresso Nacional para que o Projeto de Lei 6051 seja aprovado e possibilite a ampliação das atribuições da representação dos trabalhadores no conselho, com a retirada das restrições previstas no terceiro parágrafo do artigo segundo da lei 12.353/2010.

6 – Cobrar a definição de uma estratégia para a recuperação dos investimentos e manutenção dos empregos nos campos maduros de produção terrestres e marítimos.

7 – Discutir junto com os petroleiros e movimentos sociais uma proposta de redução da terceirização de atividades fim da Petrobrás, principalmente, no afretamento de plataformas e sondas de perfuração e, simultaneamente, a recomposição de efetivo.

8 – Fortalecer o programa de combate a fraudes e corrupção, criando mais instrumentos de responsabilização para a Gestão da Petrobrás e de participação efetiva dos trabalhadores.

9 – Lutar pela ampliação dos investimentos da Petrobrás em áreas de energia renovável.

10 – Lutar pelo fechamento de capital da Petrobrás pelo acionista majoritário.

Transparência

A transparência nas informações passadas aos trabalhadores que elegeram Deyvid Bacelar ao C.A da Petrobrás foi tão grande, que até a Comissão de Valores Imobiliários se sentiu incomodada. A CVM impetrou um processo administrativo contra o conselheiro, que durante toda a sua atuação na maior instância de decisões de companhia, demonstrou integralmente aos petroleiros, todas as ameaças do Plano de Gestão e Negócios da Petrobrás para o período de 2015/2019. A tentativa de boicote ao Deyvid Bacelar por parte da CVM ocorreu mesmo diante do Termo de Confidencialidade ter sido respeitada pelo sindicalista após todas as reuniões do conselho.

O que é o Conselho de Administração da Petrobrás?

É o órgão responsável pela orientação e direção superior da companhia. A função do Conselho é auxiliar a estatal na tomada de decisões que tenham impacto no futuro da empresa. O C.A é formado por 10 integrantes, sendo 07 indicados pelo governo, 01 pelos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias, 01 pelos acionistas titulares de ações preferenciais e 01 eleito pelos funcionários para representá-los. Os conselheiros se reúnem mensalmente, para realizar sessão ordinária de reuniões e, quando necessário, reuniões extraordinárias.

Apoio: CUT/CNQ/FUP