Congresso estadual elegeu delegados para a IV Plenafup

Sindipetro-RN

Sob o lema “Investimento, desenvolvimento e valorização do trabalho”, foi realizado no sábado, 4/05, o 28º Congresso Estadual dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte – CEPETRO-RN. O evento foi realizado no Centro de Formação de Educadores Maristas, localizado em Extremoz, município da Região Metropolitana de Natal, e contou com a participação de centenas de trabalhadores e trabalhadoras dos setores público e privado, aposentados, aposentadas e pensionistas.

O turno da manhã foi reservado para uma análise da conjuntura econômica e política nacional e internacional. O objetivo foi situar a orientação gerencial que vem sendo posta em prática pelo comando da Petrobrás, dimensionando as consequências dessa linha de atuação, tanto para os trabalhadores do setor, quanto para a população norte-rio-grandense e brasileira.

Já, no período da tarde, com o plenário dividido em grupos, foi realizado um balanço das campanhas reivindicatórias mais recentes. Em seguida, foram discutidas e definidas as pautas de reivindicações, com as propostas para os Acordos Coletivos de Trabalho de cada segmento, bem como, estratégias para a continuidade da luta por um novo ciclo nacional de desenvolvimento, com justiça social e valorização do trabalho.

Por fim, foram eleitos os delegados à Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros. A IV PLENAFUP está agendada para o período de 6 a 9 de junho, no Centro de Capacitação Paulo Freire, localizado em um assentamento do MST, em Caruaru (PE).