Congresso do PT aclama por unanimidade pré-candidatura de Dilma

A ministra citou resslatou a importância estratégica do pré-sal no desenvolvimento social do Brasil…

 

Imprensa da FUP

Os 1.550 delegados que participaram do IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) referendaram, por unanimidade, a indicação da ministra Dilma Rousseff, como pré-candidata do partido à presidência do Brasil. O presidente Lula, ministros e parlamentares de partidos de esquerda somaram-se aos sindicalistas, estudantes, líderes populares, trabalhadores do campo e da cidade, militantes dos mais diversos movimentos sociais do país, que estiveram presentes ao evento.

Realizado no Centro de Convenções de Brasília, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, o Congresso do PT contou com a presença de mais de três mil pessoas, entre convidados brasileiros e estrangeiros. O evento celebrou os 30 anos de existência do partido e deu posse aos novos integrantes do Diretório Nacional, eleitos em novembro, cujo presidente é o ex-senador José Eduardo Dutra, que já foi líder sindical, dirigente nacional da CUT e presidente da Petrobrás e da BR Distribuidora.
Dilma defende fortalecimento do Estado
Aclamada pelos delegados e convidados como candidata do PT à Presidência da República, a ministra Dilma defendeu em seu discurso o fortalecimento do Estado e da democracia: “Hoje estamos construindo um novo país na democracia (…) um país que não tolera mais a injustiça social. Que descobriu que só será grande e forte se for de todos (…) vamos manter e aprofundar aquilo que é marca do Governo Lula –seu olhar social, seu compromisso social”.
Soberania do pré-sal
A ministra citou várias vezes a importância estratégica do pré-sal no desenvolvimento social do Brasil e o seu compromisso com a nacionalização do setor petróleo: “Tudo que puder ser produzido no Brasil deve ser —e será– produzido no Brasil. Sondas, plataformas, navios e equipamentos aqui produzidos, para a exploração soberana do Pré-sal. Essa decisão vai gerar emprego e renda para os brasileiros. Emprego e renda que virão também da produção em indústrias brasileiras de fertilizantes, combustíveis e petroquímicos derivados do óleo bruto. Assim, com este modelo soberano e nacional, a exploração do Pré-sal dará diversidade e sofisticação à nossa indústria. Os recursos do Pré-sal, aplicados no Fundo Social, sustentarão um grande avanço em nossa educação e na pesquisa científica e tecnológica. Recursos que também serão destinados para o combate à pobreza, para a defesa do meio ambiente e para a nossa cultura”.
Clique aqui para ouvir a íntegra dos discursos da ministra Dilma Rousseff e do presidente Lula.
FUP defende monopólio estatal do petróleo
O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, esteve presente ao IV Congresso Nacional do PT, onde defendeu a total soberania sobre o petróleo brasileiro, conforme propõem os movimentos sociais nos projetos de lei apresentados no Congresso Nacional. A FUP divulgou para os delegados, e militantes um manifesto defendendo a volta do monopólio do Estado na indústria nacional de petróleo, através da Petrobrás 100% pública e estatal.
Unidade da esquerda
Vários partidos do campo da esquerda estiveram presentes ao Congresso do PT, sinalizando a importância da unidade para derrotar a direita. Lideranças do PCdoB, PSB, PDT e outras legendas que compõem a atual aliança com o governo Lula receberam com simpatia a pré-candidatura da ministra Dilma. No início de novembro, durante o 12º Congresso do PCdoB, a ministra foi aclamada pelos militantes do partido durante um ato político, que contou também com a presença do presidente Lula.  O posicionamento oficial do PCdoB em relação à eleição presidencial só será divulgado após a Convenção Nacional que ocorrerá no meio do ano. O partido, no entanto, já deliberou em seu Congresso, que as eleições de 2010 são “fundamentais para dar continuidade ao Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento iniciado pelo presidente Lula”.