[Última atualização às 22h20]
A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela gestão do Sistema Petrobrás já foi aprovado em 11 dos 12 sindicatos da FUP. O ACT preserva por dois anos a essência dos direitos históricos dos petroleiros e petroleiras, com uma cláusula de garantia de emprego, que dará fôlego à categoria para enfrentar a maior das batalhas, que é a defesa do Sistema Petrobrás.
Este foi o ponto decisivo para a definição do indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de aceitação da última contraproposta feita pela empresa [saiba mais aqui].
As assembleias já foram concluídas no Espírito Santo, Pernambuco/Paraíba, Norte Fluminense, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Unificado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná/Santa Catarina, Ceará/Piauí e Amazonas.
A última consulta à categoria nas bases da FUP será realizada este domingo, 13, em Duque de Caxias.
Na Bahia, cujas parciais com trabalhadores da ativa já apontavam a aprovação do ACT, a consulta foi encerrada hoje, em assembleia virtual só com aposentados e pensionistas, cujo resultado também foi favorável ao indicativo da FUP de aceitação da proposta.
Neste sábado, foram também concluídas as assembleias nos sindicatos do Paraná/Santa Catarina, Ceará/Piauí e Amazonas, onde o ACT foi aprovado por unanimidade. Veja o quadro abaixo.
Próximos passos
Na terça-feira, 15, no programa Encontro com a categoria, a FUP debaterá os próximos passos na luta contra a implantação da associação privada para gerir a AMS e a derrubada das resoluções 22 e 23 da CGPAR. Também serão discutidas estratégias de fortalecimento da campanha Petrobrás Fica e outras formas de resistência contra as privatizações no Sistema Petrobrás. O programa vai ao ar às 18h30, ao vivo, pelo canal da FUP no youtube, com transmissão também pelo facebook.
Assembleias concluídas:
Sindipetro Amazonas – ACT aprovado por 100% dos votantes
Sindipetro Ceará/Piauí – ACT aprovado por 68% dos votantes
Sindipetro Rio Grande do Norte – ACT aprovado por 78,35% dos votantes
Sindipetro Pernambuco/Paraíba – ACT aprovado por 91,5% dos votantes
Sindipetro Bahia – ACT aprovado por 67% dos votantes
Sindipetro Espírito Santo – ACT aprovado por 85% dos votantes
Sindipetro Minas Gerais – ACT aprovado por 60% dos votantes
Sindipetro Norte Fluminense – ACT aprovado por 65% dos votantes
Sindipetro Unificado de São Paulo – ACT aprovado por 78,68% dos votos válidos
Sindipetro Paraná/Santa Catarina – ACT aprovado por 80,4% dos votantes
Sindipetro Rio Grande do Sul – ACT aprovado por 68,5% dos votantes
Assembleias em finalização:
Sindipetro Duque de Caxias – assembleias terminam domingo, 13. Resultado parcial é de que o ACT está sendo aprovado
[FUP com informações dos sindicatos filiados]