Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Igrejas Evangélicas históricas do Brasil repudiam reforma da Previdência

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Igrejas Evangélicas históricas do Brasil divulgaram carta em repúdio à reforma da Previdência. Segundo a Conferência Nacional, a Previdência é “um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”.

O texto divulgado também rechaça os números apresentados sobre o déficit previdenciário e afirma que é preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil através de iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade com o total envolvimento da sociedade. Para finalizar, os cristãos convocam a população a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados, e citam Papa Francisco, que prega a valorização e assistência ao trabalho feminino, além da garantia para a velhice, a enfermidade e para os acidentes relacionados com o trabalho. “Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata”, declara o papa.

As lideranças evangélicas também se posicionaram contra a reforma. Segundo o documento divulgado, as igrejas afirmam que a elevação da idade para aposentadoria “afetará as camadas mais pobres da sociedade, impedindo que os que mais precisam tenham acesso ao benefício”. Também apontam para a necessidade de uma investigação profunda da aplicação dos recursos arrecadados para sustentar a previdência e a seguridade social. “Que os números reais da previdência sejam tornados públicos e que o Governo construa mecanismos eficazes de cobrança dos altos valores devidos à Previdência Social e reduza as desonerações fiscais concedidas aos segmentos privados, em detrimento da saúde financeira do Estado”.

Por fim, as igrejas conclamam que “os membros que se reúnem em nossas Igrejas a orar pelo bem de nossa nação e que Deus nos permita construir um país em que justiça social e cuidado com os mais necessitados sejam pauta permanente de nossas políticas públicas”.

Assinam o documento:
AL – Aliança Evangélica
CBB – Convenção Batista Brasileira
CBN – Convenção Batista Nacional
IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasileira
IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil
IMB – Igreja Metodista no Brasil
IML – Igreja Metodista Livre
IPIB – Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
IPB – Igreja Presbiteriana Brasileira
IPU – Igreja Presbiteriana Unida
UIEBC – União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil