Concurso do Sindipetro PR/SC capacita estudantes sobre o tema pré-sal

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina [Sindipetro PR/SC], que representa…




Sindipetro PR/SC

 

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina [Sindipetro PR/SC], que representa também os trabalhadores da Usina do Xisto, realizou o concurso estudantil “Desafio Municipal Sobre o Pré-Sal”, que envolveu todas as escolas públicas e privadas de São Mateus do Sul.  Os estudantes foram distribuídos em quatro categorias conforme o nível escolar e tinham que usar toda a criatividade para desenvolver um trabalho sobre o tema “Pré-Sal: Quais os novos desafios com essa nova descoberta? Quais benefícios que o Pré-sal trará para a população brasileira com a aprovação do Projeto de Lei 5891”.

 
 

Os melhores trabalhos de cada escola foram expostos em uma Feira de Conhecimentos, realizada no dia 02 de janeiro, na Sede Sindical Regional de São Mateus do Sul. Além disso, no dia 07 de dezembro, houve a premiação aos estudantes que tiveram os trabalhos selecionados. Na oportunidade, o presidente do Sindipetro PR/SC, Silvaney Bernardi, palestrou aos estudantes sobre a campanha “O Petróleo Tem Que Ser Nosso”, que pretende restabelecer o monopólio estatal do petróleo e utilizar os recursos gerados com a exploração, por meio de um fundo social soberano, em saúde, educação, reforma agrária, previdência pública, entre outros, a fim de resgatar a dívida social do país com a população menos favorecida.

 
 

Para Bernardi, a iniciativa foi um sucesso. “Os trabalhos apresentados tiveram uma ótima qualidade, o que comprovou que os estudantes e professores arregaçaram as mangas e foram pesquisar sobre o tema. A criatividade dos alunos também foi outro ponto positivo, já que tivemos uma gama de trabalhos diferentes, sendo alguns poemas, músicas, redações e pinturas. Acredito que nossas expectativas foram superadas, inclusive encorajando para realizar outras etapas desse projeto nos estados do Paraná e Santa Catarina”, comemorou.  

 
 

:: Sobre o PL 5891

 

A proposta defendida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), sindicatos filiados e movimentos sociais para restabelecer o monopólio estatal do petróleo e transformar a Petrobrás em empresa 100% estatal e pública está em tramitação na Câmara dos Deputados, através do Projeto de Lei  5891/2009, apresentado em Plenário no dia 27 de outubro, pelo deputado federal Fernando Marroni (PT/RS).