Sindipetro RN
Proposta da Empresa é rejeitada e opinião predominante é de que o debate precisa ser mais aprofundado
Terminou, nesta sexta-feira, 4 de maio, a rodada de seminários locais, promovida pelo SINDIPETRO-RN, com o objetivo de apreciar propostas de regramento para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados – PLR – da Petrobrás. Nos quatro eventos realizados, a opinião majoritária foi de que o modelo proposto pela Empresa é inadequado e que a proposta defendida pela FUP tem deficiências, necessitando ser mais discutida e aperfeiçoada.
As discussões contaram com o apoio técnico do DIEESE e abordaram a definição de indicadores e critérios para apuração de resultados; cálculo do montante a ser distribuído; data de pagamento e formas de distribuição, entre outros temas. A polêmica principal deu-se em torno da questão de quais parâmetros devem ser referência para a definição dos valores da remuneração: metas de produção? Lucros? Dividendos pagos aos acionistas?
Os seminários reuniram, no total, cerca de 100 trabalhadores, com eventos nas bases de Mossoró, Alto do Rodrigues, Guamaré e Natal. Nesta última, com transmissão ao vivo, pela internet.