Comunicadores populares cobrirão eleições presidenciais na Venezuela

 

 

FUP

Uma equipe de comunica­dores de várias regiões do Brasil criou a rede ComunicaSul – Comunica ção Colaborativa para cobrir e transmitir em tempo real as eleições presidenciais da Ve­nezuela. A rede se constituiu a partir da mobilização de vários setores sociais para viabilizar a ida de uma equipe de profis­sionais de imprensa ao país. O objetivo da equipe formada por sete comunicadores é fazer uma cobertura que efetivamen­te informe a respeito das elei­ções presidenciais de outubro.

A FUP é uma das entidades que estão apoiando a ida dos jornalistas para essa cobertura imparcial das eleições na Ve­nezuela. A luta pela democrati­zação da comunicação é uma das bandeiras da Federação desde sua criação, no início dos anos 90.

O ComunicaSul surgiu da necessidade de que a popula­ção brasileira tenha acesso a notícias direto da fonte, sem intermediação de agências internacionais e grandes con­glomerados de comunicação que distorcem a realidade em função de seus interesses ou de seus patrocinadores. Sem compromisso com o fato, mas com a interpretação “partida­rizada”, desinformam sobre nossos países e povos. Assim, mascaram os conflitos em jogo na atual disputa eleitoral entre o presidente Hugo Chávez e o oposicionista Henrique Ca­priles, alinhando-se contra o avanço das relações econômi­cas Brasil-Venezuela e de uma estratégia comum de desen­volvimento para a integração da América Latina.

A proposta da rede Comu­nicaSul é coletar diretamente informações sobre a Vene­zuela, mostrando o sentimen­to do povo, a compreensão de intelectuais, autoridades e entidades populares sobre os rumos políticos, econômi­cos e sociais do país vizinho. Todos os conteúdos estarão disponibilizados na internet através do site comunicasul.blogspot.com , com livre re­produção, desde que citada a fonte e conferidos os cré­ditos. A rede ComunicaSul também conta com a parceria de veículos de comunicação no Brasil para reproduzir o conteúdo que será gerado a partir de Caracas, entre os dias 1 e 10 de outubro.