FUP
Uma equipe de comunicadores de várias regiões do Brasil criou a rede ComunicaSul – Comunica ção Colaborativa para cobrir e transmitir em tempo real as eleições presidenciais da Venezuela. A rede se constituiu a partir da mobilização de vários setores sociais para viabilizar a ida de uma equipe de profissionais de imprensa ao país. O objetivo da equipe formada por sete comunicadores é fazer uma cobertura que efetivamente informe a respeito das eleições presidenciais de outubro.
A FUP é uma das entidades que estão apoiando a ida dos jornalistas para essa cobertura imparcial das eleições na Venezuela. A luta pela democratização da comunicação é uma das bandeiras da Federação desde sua criação, no início dos anos 90.
O ComunicaSul surgiu da necessidade de que a população brasileira tenha acesso a notícias direto da fonte, sem intermediação de agências internacionais e grandes conglomerados de comunicação que distorcem a realidade em função de seus interesses ou de seus patrocinadores. Sem compromisso com o fato, mas com a interpretação “partidarizada”, desinformam sobre nossos países e povos. Assim, mascaram os conflitos em jogo na atual disputa eleitoral entre o presidente Hugo Chávez e o oposicionista Henrique Capriles, alinhando-se contra o avanço das relações econômicas Brasil-Venezuela e de uma estratégia comum de desenvolvimento para a integração da América Latina.
A proposta da rede ComunicaSul é coletar diretamente informações sobre a Venezuela, mostrando o sentimento do povo, a compreensão de intelectuais, autoridades e entidades populares sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do país vizinho. Todos os conteúdos estarão disponibilizados na internet através do site comunicasul.blogspot.com , com livre reprodução, desde que citada a fonte e conferidos os créditos. A rede ComunicaSul também conta com a parceria de veículos de comunicação no Brasil para reproduzir o conteúdo que será gerado a partir de Caracas, entre os dias 1 e 10 de outubro.