[Da comunicação do Sindipetro NF]
Na manhã do último dia 30, um problema ocorrido na plataforma P-09, localizada no Campo de Corvina, na Bacia de Campos, mobilizou as equipes de segurança operacional da unidade. Segundo informações da Petrobrás no sistema na ANP, o problema teve início às 7h10, quando o alarme do sensor de fumaça da sala dos compressores foi acionado, indicando possível situação de risco.
Segundo relato da Petrobrás ao Sistema da ANP, técnicos identificaram a presença de vapor d’água na porta da sala dos compressores. Diante do alerta, a coordenação acionou preventivamente o alarme de emergência e desligou o painel que alimentava os equipamentos, além de fechar os sistemas de ventilação da área. Apesar da gravidade potencial do caso, não houve vítimas ou feridos.
A brigada de emergência chegou a ser acionada, mas não houve necessidade de atuação direta. Após inspeção, foi constatado que o vapor se originava do rompimento de um vaso acoplado ao Compressor de Ar que operava sobre pressão. Ele foi retirado de operação para inspeção e correção da falha, e a plataforma seguiu em operação normal.
O Sindipetro-NF acompanha a apuração das causas e denuncia o sucateamento e a falta de manutenção adequada dos equipamentos nas unidades marítimas da Bacia de Campos, fruto de uma politica adotada pelo governo Bolsonaro.