Como estão os sindicatos hoje? Diretor da FUP comenta desafios enfrentados pelas entidades

Em entrevista à edição carioca do jornal Brasil de Fato, o diretor de comunicação da FUP e do Sindipetro NF, Tadeu Porto, explica como os ataques ao movimento sindical são parte da agenda política neoliberal. Leia a íntegra:

[Da redação do Brasil de Fato Rio de Janeiro]

Férias, 13° salário, licença maternidade. Os sindicatos, historicamente, têm sido fundamentais para a conquista de direitos dos trabalhadores, porém, atualmente, eles enfrentam diversos desafios para conseguir dialogar com a classe, como se adaptar as novas tecnologias e combater a disseminação de notícias falsas que, cada dia mais, confundem e desinformam a população.

A consequência é uma crise de representatividade do movimento sindical e dificuldades financeiras que acontecem em meio a um cenário político marcado pela retirada de direitos trabalhistas.

Leia mais: Plenária da CUT atualiza plano de luta e estratégias e convoca para encontro nacional

Nesse contexto, o diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Tadeu Porto, acredita ser necessário que os sindicatos reaprendam dialogar com a classe trabalhadora.

“De alguma forma o Bolsonaro entrou em camadas da classe trabalhadora e boa parte dela votou nele. Nosso desafio é entender como dialogar com os companheiros e companheiras que a gente sabe que são trabalhadores como a gente”, disse em entrevista à reportagem do programa Central do Brasil, que foi ao ar na última quarta-feira (1). [Veja abaixo]

Para Tadeu, os ataques sofridos pelo movimento sindical nos últimos anos fazem parte da agenda neoliberal dos governantes desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2016. Apesar disso, acredita os sindicatos irão se recuperar da crise e continuar o trabalho de representatividade e luta pela classe trabalhadora.

“A gente acredita que vai conseguir repensar o sindicalismo de maneira responsável, sem deixar para trás as memórias que nem podem ser deixadas de lado, sem apagar as lutas históricas que nos fizeram chegar aqui, não deixar que sejam invisibilizados os nossos companheiros e companheiras, mas conscientes que tem coisa que tem que mudar para atender as demandas da presente conjuntura”, finaliza.