Sindipetro SP
Com a participação de representantes de sindicatos e movimentos sociais e de mulheres de Campinas e região, foi lançado nesta sexta-feira (27.09) o “Comitê Regional contra o Leilão de Libra e em Defesa do Pré-Sal”. A atividade aconteceu na Regional Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) e contou com a presença do deputado estadual Francisco de Assis Pereira de Campos (PT), o Tito.
Os integrantes do comitê debateram a importância do petróleo para o país e por que é necessário barrar o leilão do campo de Libra, marcado para o dia
21 de outubro. “A população precisa saber que essa luta não é só dos petroleiros. É do Brasil”, declarou Carlos Ferreira, da Força Sindical. “O petróleo tem que ficar nas mãos do povo brasileiro e não ser entregue às multinacionais”, completou o diretor do Sindipetro-SP, Jefferson de Paula.
A primeira iniciativa do comitê será produzir um boletim especial com informações sobre o pré-sal e o leilão de Libra. O grupo também definiu que o assunto será debatido em sessão solene na Câmara de Campinas. A ideia é que a discussão, junto com vereadores e a população, ocorra já na próxima semana.
Tito parabenizou o grupo pela formação do comitê, colocou seu mandato à disposição para ajudar a mobilizar outros deputados e sugeriu a realização de uma audiência pública na assembleia legislativa, a fim de fortalecer a campanha.
O comitê regional promoverá várias ações em Campinas e nas cidades vizinhas para divulgar a campanha que tenta barrar o leilão do campo de Libra, maior área do pré-sal, marcado para 21 de outubro.