Comitê em Defesa das Empresas Públicas convoca reação nacional à privataria de Temer

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 24, se contrapondo ao anúncio do governo Temer que, além da Eletrobrás, incluiu em seu programa de privatização outras 57 empresas e projetos estatais, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas conclama todas as categorias organizadas e movimentos sociais a somarem força na manifestação do dia 03 de outubro que a FUP e o MAB organizam em defesa da soberania nacional. Nesta data, a Petrobrás, principal empresa pública do pais, completará 64 anos de existência e resistência à sanha dos entreguistas.

Leia a íntegra da nota do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas:

O Brasil não está à venda

O governo federal anunciou ontem, 23 de agosto, um pacote de privatizações que inclui 57 empresas e projetos, oficializando a ameaça de que passaria às mãos de investidores privados tudo que fosse “privatizável”. A lista inclui dezenas de aeroportos, terminais portuários e de energia (hidrelétrica, petróleo, gás), a Lotex (loteria da Caixa) e a Casa da Moeda, além da Eletrobras, cujo anúncio de venda havia sido feito no dia anterior. Com isso, as ofensivas ao patrimônio público feitas desde o início do golpe tornam-se reais, exigindo reação urgente em defesa da sociedade brasileira e seus trabalhadores.

É assim que, com esse objetivo, o da resistência, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas conclama todas as entidades que se opõem às privatizações a participar de um grande ato que será realizado no Rio de Janeiro no próximo 3 de outubro. Idealizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a manifestação pretende reunir representantes dos movimentos sindical, social e demais atores da sociedade civil para deixar claro que o desenvolvimento do Brasil passa necessariamente pela manutenção de bens, serviços e empresas públicas, e que essa riqueza não será entregue ao grande capital e multinacionais.

Nesse grande desafio é fundamental a organização e presença de todos aqueles que representam os trabalhadores e cidadãos brasileiros a partir do engajamento de entidades sindicais, associativas e sociais. Todas elas estão convidadas a participar do comitê, ajudando a divulgar em suas categorias e comunidades os grandes riscos a que estamos submetidos com as privatizações. Para mais informações e contatos, acesse o site e facebook do comitê (comiteempresaspublicas.com.br) ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

O Brasil não está à venda. E essa resposta daremos com nossa mobilização crescente, ao lado de milhões de brasileiros.

Maria Rita Serrano – Coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

BAIXE AQUI A REVISTA DO COMITÊ – edição especial de junho, alertando para os ataques às empresas públicas