Comissões de negociação com a Petrobrás: AMS foi a pauta de quarta-feira

Implementação das conquistas do Acordo Coletivo, gestão da AMS e reivindicações históricas foram alguns dos pontos tratados na reunião





Imprensa da FUP

Dando prosseguimento à agenda das comissões de negociação permanente com a Petrobrás, a FUP participou nesta quarta-feira, 17, da primeira reunião do ano da Comissão de AMS, onde apresentou várias reivindicações e pendências dos trabalhadores.  A Federação tratou de questões relacionadas à implementação das conquistas do Acordo Coletivo,  gestão da AMS, reivindicações históricas (inclusão de pais, reabertura do convênio Petrobrás/INSS, mudanças no PAD), além de apresentar denúncias, reclamações e sugestões dos beneficiários em relação ao programa de assistência médica.

Implementação das conquistas do ACT 2009/2011

Melhorias nas tabelas dos credenciados – a FUP cobrou informações sobre os reajustes aplicados pela empresa no pagamento dos credenciados e nas tabelas de reembolso referentes à livre escolha. Apesar dos valores pagos aos credenciados terem aumentado, a Federação destacou que ainda há problemas nos atendimentos de psicologia, urologia (vasectomia), gastroenterologista (ecoendoscopia), PAE e em relação aos auditores odontológicos e ortodônticos. Neste sentido, também foi cobrada melhoria na rede credenciada para implantodontia, principalmente nos estados de Minas Geais e Espírito Santo. Ficou definido que a Petrobrás apresentará na próxima reunião os critérios e parâmetros utilizados para credenciamento de profissionais e para manutenção da sua rede de atendimento.

PAE – a FUP apresentou uma série de propostas para melhoria do programa. A Petrobrás informou que já está fazendo um levantamento junto aos trabalhadores para identificar as necessidades de melhorias no PAE. A empresa se posicionará sobre as propostas da FUP na próxima reunião.

PASA – a FUP cobrou o início das negociações na Bahia entre o Compartilhado e o sindicato para implantação do novo modelo do programa. A empresa se comprometeu a viabilizar a reunião.

Benefício Farmácia – a FUP informou que concorda com as mudanças propostas pela Petrobrás para o benefício desde que seja ampliada a lista para inclusão de todos os medicamentos de uso contínuo. A empresa irá detalhar na próxima reunião como passará a funcionar o benefício farmácia após as mudanças.

Reembolso para aposentados – a FUP cobrou agilidade da Petrobrás e da Petros no pagamento de reembolsos para aposentados. A Federação destacou que há casos de aposentados que levam mais de dois meses para receber o reembolso. A empresa se comprometeu a buscar uma solução junto à Petros para reduzir o tempo de reembolso.

Gestão da AMS

A FUP cobrou o custeio do programa da AMS e do Plano 28 relativos a 2009 e 2010. A Petrobrás informou que responderá na próxima reunião. Outra cobrança foi em relação à implantação do Comitê Permanente e das Comissões Locais de AMS. A Federação já apresentou os nomes de seus representantes para o Comitê Permanente (que é paritário e com atuação em tempo integral), mas ainda aguarda da Petrobrás uma resposta em relação à sua implantação.

Recadastramento – a FUP cobrou informações sobre o recadastramento dos beneficiários e as pendências ainda existentes em relação ao processo. A Federação destacou casos de dificuldades e falhas no recadastramento, além de situações em que trabalhadores e seus dependentes se recadastraram, mas ainda não receberam a carteirinha. A Petrobrás informou que o processo de recadastramento já atingiu 90% dos 300 mil beneficiários, restando menos de 30 mil pessoas para serem recadastradas nas próximas semanas. A empresa informou que, a princípio, não trabalha com a hipótese de prorrogação do prazo de recadastramento (que encerra-se no dia 31 de março) e deixou claro que, mesmo que o beneficiário ainda não tenha se recadastrado ou ainda esteja sem o cartão eletrônico, ele continuará apto a ser atendido em situações de emergência, mediante contato telefônico com a AMS.

Unificação das tabelas e rede credenciada – a FUP cobrou informações sobre a rede credenciada unificada (Petrobrás e BR Distribuidora) e sobre o estudo relativo à viabilidade da unificação das tabelas de custeio da AMS. A Petrobrás informou que a unificação das redes de credenciamento está sendo implementada e que irá beneficiar principalmente aqueles que vivem em cidades do interior. Em relação ao estudo sobre a unificação das tabelas, a empresa se posicionará na próxima reunião.

Melhorias no atendimento – a FUP cobrou informações sobre a implantação de postos avançados de atendimento da AMS em localidades distantes das Regionais do Compartilhado. A Federação citou os exemplos de Fortaleza (CE) e Manaus (AM), onde esses postos (células AMS) vêm melhorando o atendimento dos beneficiários. A empresa informou que está treinando as equipes e estudando os locais onde serão implantados os próximos postos avançados.

Outras reivindicações

A FUP voltou a cobrar da Petrobrás o custo da AMS com pais, mães, padrastros e madrastas de trabalhadores que são atendidos pelo programa, assim como o impacto que possa representar para a AMS a inclusão de novos dependentes nos mesmos moldes praticados pela empresa até 1997. A Federação também tornou a cobrar a reabertura do convênio Petrobrás/INSS para o ingresso na AMS de aposentados e pensionistas que não têm direito a este benefício. Outra reivindicação apresentada foi em relação às melhorias no PAD, programa que tem sofrido restrições por parte da empresa. A FUP também cobrou a gratuidade da vacina anti-influenza para aposentados, pensionistas e seus dependentes. A Petrobrás informou que irá avaliar as reivindicações.

Próximas reuniões das Comissões

Além das reuniões já ocorridas esta semana (Comissão de SMS, na segunda; Comissão de Aposentadoria Especial, na terça; Comissão de AMS, nesta quarta), a FUP participa amanhã (18) da Comissão de Acompanhamento do Acordo Coletivo. Semana que vem, as reuniões prosseguem no dia 22, com a Comissão de Terceirização e no dia 23, com a Comissão de Regimes de Trabalho.