SindIquímica BA
A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) realizará, entre os dias 14 e 16 de agosto, a segunda reunião anual da categoria para debater temas relacionados à manipulação do Benzeno na indústria.
O evento acontecerá no prédio da Fundacentro/Iguatemi – Rua Alceu Amoroso Lima, 142, Caminho das Árvores, em Salvador. Esse composto é altamente nocivo à saúde humana e, se não for adequadamente usado, pode provocar danos irreparáveis à saúde de uma pessoa contaminada. Por isso, a CNPBz realiza o encontro todo ano para tratar do assunto e qualificar ainda mais a fiscalização às empresas que adotam o Benzeno como insumo de suas cadeias produtivas.
A programação inclui, no primeiro dia (14), uma visita da comissão à Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em São Francisco do Conde. Em março de 2012, a CNPBz havia visitado esta mesma unidade e apontou problemas que deveriam ser resolvidos para reduzir a exposição dos trabalhadores ao Benzeno. A comissão deverá confirmar se a Unidade da Petrobrás adotou as práticas já previstas no Acordo Nacional do Benzeno, a partir do diagnóstico feito no ano passado. Já nos dias 15 e 16 de agosto, a CNPBz se reunirá na sede da Fundacentro.
A CNPBz é um órgão tripartite de discussão, negociação e acompanhamento do Acordo do Benzeno, assinado em 28 de setembro de 1995. Compõem a comissão as representações do governo, trabalhadores e empregadores. Benzeno é pauta no Sindiquímica No dia que antecede o início da reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), em Salvador, a Confederação Nacional dos Químicos (CNQ-CUT) recebe no Sindiquímica-BA os dirigentes sindicais, cipeiros e componentes de GTBs dos sindicatos que têm em suas bases as operações com o produto químico Benzeno.
O encontro prévio da categoria tem como objetivo avaliar as participações das entidades sindicais nas comissões estaduais e nacional do Benzeno. O evento contará com a exposição do Coordenador da Bancada de Trabalhadores na Comissão Nacional do Benzeno e Secretário de Saúde da CNQ-CUT, Antonio Goulart. Desde a década de 1980, o Sindiquímica liderou a chamada "Caça ao Benzeno". Em 1995, centrais sindicais de todo o Brasil se uniram à causa. Naquele mesmo ano, foi criada a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).
A programação do evento é continuidade de um trabalho realizado conjuntamente há vários anos pela CNPBz e o Sindiquímica permanece nessa luta. O encontro acontecerá no dia 13 de agosto, às 14h, no auditório do Sindiquímica-BA – Rua Marujos do Brasil, 20, Tororó.