Comissão da Câmara sistematiza propostas sobre exploração do pré-sal

Ao encerrar a comissão geral que discutiu no plenário da Câmara, nesta terça-feira, 02, a exploração do pré-sal…

Agência Câmara

Ao encerrar a comissão geral que discutiu no plenário da Câmara, nesta terça-feira, 02, a exploração do pré-sal, o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), disse que criará um grupo para sistematizar as propostas que estão tramitando na Câmara sobre a legislação de petróleo. A intenção é preparar a comissão para receber a nova proposta do governo para alterar os marcos regulatórios do setor.

Antes, o deputado Emiliano José (PT-BA) frisou o papel do governo Lula no fortalecimento da Petrobras e criticou a atitude do governo anterior, que, segundo ele, queria sim privatizar a empresa. "A CPI [da Petrobras] não surge ao acaso, surge no momento em que o governo discute um novo marco regulatório para o pré-sal", disse.

O presidente da Federação Única dos Petroleiros, João Antônio de Moraes, ressaltou que a descoberta do pré-sal não se deve à quebra do monopólio, vem de muito antes, da geração de tecnologias nacionais. Para ele, é preciso discutir ideologicamente o que se quer com a Petrobras e o pré-sal, porque são recursos importantes para o país.