Começa amanhã o seminário regional sudeste da Plataforma Operária e Camponesa para Energia

alt

Nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 será realizado o Seminário “Atualidades e Perspectivas do Modelo Energético Brasileiro”, promovido pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) ao lado do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), FNU (Federação Nacional dos Urbanitários), Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros),MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), integrantes da Plataforma Operária e Camponesa para Energia.

A Plataforma Operária e Camponesa para Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de dialogo, formação e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil, com foco na soberania do país.

Dentre outras atividades da Plataforma, uma série de encontros com o compromisso de intensificar o debate sobre a política energética nacional, com destaque ao tema do petróleo e da energia elétrica já foram promovidos desde 2012.

Neste ano, já ocorreu um seminário nacional, em Belo Horizonte, no mês de maio de 2014, três seminários regionais, nas regiões sul, norte e nordeste e agora, no sudeste, para atualizar a formulação de políticas e propostas em torno da questão energética, construir um conjunto de proposições, no contexto eleitoral e no plano de lutas por um modelo energético democrático, para que a energia esteja de fato a serviço do povo trabalhador brasileiro.

Em data a definir, o documento síntese da Plataforma, ou seja, o conjunto de propostas construído coletivamente pelos trabalhadores e suas organizações sociais e sindicais nessa série de seminários, será entregue a Presidente Dilma Roussef em Brasília.

 

Programação do Seminário dos dias 09 e 10/09/2014

09/09 – 1º dia (manhã)

10:00 – Mesa: A Energia e a geopolítica

MAB

– Igor Fuser (UFABC)

– João Antonio de Moraes (FUP)

– Olímpio Alves dos Santos (FISENGE)

 

09/09 – 1º dia (tarde)

14:00 – Mesa: Os desafios da soberania energética e alimentar

Coordenação da Mesa – FNU

– Marina Santos (MST/Via Campesina)

– Jorge Antonio (Fisenge)

– Hélio Luiz Seidel (PBio)

– Julio Cezar Jeronimo dos Santos (Fafen)

 

10/09 – 2º dia (manhã)

9:00 – Mesa: Atualidade e perspectivas da indústria energética no Brasil e os desafios para a classe trabalhadora na construção do Projeto Energético Popular.

Coordenação da mesa: José Maria Rangel ou José Francisco de Oliveira (FUP)

– Guilherme Estrella

– Franklin Moreira (FNU)

– Luiz Dallacosta (MAB)

– Flávio Decat (Furnas)

 

10/09 – 2º dia (tarde)

14:00 – Mesa: Indústria metalúrgica e o desafio da industrialização do petróleo

Coordenação da Mesa: Angelkorte Gunter (FISENGE)

– Henrique Jäger

– Alex Santos (Sind. Metalúrgicos do Rio de Janeiro)

-Edson Carlos Rocha (CNM/CUT)

 

– Síntese final e encerramento (coordenação)

alt