Com três semanas de greve, TST marca audiência entre trabalhadores e Correios

Rede Brasil Atual

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou para a próxima segunda-feira (24), às 10h, audiência de conciliação entre uma das federações representantes dos trabalhadores (Fentect) e os Correios. O objetivo é encerrar a paralisação que atinge parcialmente os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.

Hoje trabalhadores em Goiás se reúnem em assembleia para decidir se aderem à greve, iniciada há 22 dias em protesto contra as alterações no plano de saúde interno Correios Saúde para a caixa de assitência Postal Saúde.

Segundo a Fentect, que reúne 29 dos 35 sindicatos da categoria, atualmente o plano atende aproximadamente 115 mil trabalhadores pelo regime de compartilhamento, ou seja, sem mensalidades fixas e com o pagamento de percentual, que varia de 10% a 20%, dependendo do salário, somente quando utilizam a assistência médica. Os trabalhadores afirmam que a mudança foi feita de forma unilateral e temem a necessidade de vir a arcar com desembolsos maiores.

Em nota, os Correios argumentam que haviam oficializado em janeiro convite à Fentect para tratar de questões relativas ao plano, e que a entidade teria recusado formalmente todos os convites.