Com salários defasados, trabalhadores da RCS aprovam greve por tempo indeterminado

Conforme convocação em edital, o Sindipetro Bahia realizou na sexta-feira (11), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os trabalhadores da RCS, prestadora de serviço da empresa PetroReconcavo, quando foi discutida a situação destes empregados que estão recebendo salários com valores muito abaixo dos praticados na Bahia.

Por maioria absoluta, os trabalhadores aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da semana que vem em data a ser definida pela direção do sindicato.

Desde o mês de dezembro de 2021 que o Sindipetro Bahia vem tentando negociar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a empresa para resolver a questão salarial destes trabalhadores que vêm recebendo remunerações– em todas as funções – com valores bem abaixo do que é praticado na região onde a RCS atua.

Em reunião com a empresa, o Sindipetro apresentou uma pauta de reivindicações e a RCS alegou dificuldade em atender os pleitos por conta do contrato firmado com a PetroReconcavo.

Diante desta informação, o Sindipetro procurou a PetroReconcavo que também não demonstrou interesse em resolver o problema, apesar de ser a contratante.

“Sendo assim não resta outra alternativa ao Sindipetro a não ser a de realizar, juntamente com os trabalhadores, uma greve por tempo indeterminado. Reiteramos que a entidade sindical está aberta à negociação e espera encontrar uma saída para este grave problema. Que a PetroReconcavo e a RCS percebam a necessidade de atender às reivindicações destes trabalhadores”, ressalta o Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa.

[Da imprensa do Sindipetro BA]