Com proposta de 6,5% de reajuste, aeroviários e aeronautas decretam alerta de greve

 

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) entraram nesta terça-feira (13) em alerta de greve. As duas categorias farão assembleia na quarta-feira (14), às 14h, e a expectativa dos dirigentes sindicais é que a greve seja marcada para o próximo dia 22.

Nesta segunda-feira (12), aeronautas (pessoal de bordo) e aeroviários (funcionários em terra), reuniram-se com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), formada pelas empresas TAM, Gol, Avianca e Azul, que mantiveram a proposta de reajuste salarial de 6,5% – a inflação apurada em 2014 pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor (IPCA) é de 6,33%.

Segundo o presidente da Fentac, Sérgio Dias, a paralisação conjunta dos aeroviários com os aeronautas deverá afetar todos os serviços nos aeroportos e aeronaves, como check-in, rampas e serviço de bordo. “Nossa sensação é a de perplexidade. Demonstramos com dados que o setor aéreo só cresce no Brasil, e mesmo assim o sindicato patronal oferece apenas 0,13% de ganho real. A categoria rejeita e irá pressionar”, afirma Dias.

Os sindicados representam aproximadamente 70 mil trabalhadores, com data-base em 1º de dezembro. Como as categorias operam os chamados serviços essenciais, para que a paralisação não seja entendida com ilegal pela Justiça, os sindicatos terão de agendar a greve com antecedência e tomar outras medidas legais. Apenas 20% dos trabalhadores poderão cruzar os braços.

Campanha salarial

No dia 7 as categorias flexibilizaram a reivindicação de 11% para 9% de reajuste salarial, mas mesmo assim a proposta foi recusada pelo sindicato patronal.

Segundo dados Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a demanda operacional do transporte de passageiros cresceu 5,33% no Brasil nos últimos 12 meses. Em 2014, foram transportados 121,6 milhões de passageiros, ante 115,2 milhões em 2013.

A base da Fentac é representada pelo SNA e pelos sindicatos regionais dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, além do Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa 22 estados.

Fonte: Rede Brasil Atual