Com discurso contra austeridade, partido de esquerda vence eleição na Grécia

O partido de esquerda Syriza venceu as eleições na Grécia e governará o país pelos próximos três anos em substituição ao conservador Nova Democracia.

Confirmando as pesquisas eleitorais, o partido, que tem como líder Alexis Tsipras, conseguiu 149 das 300 cadeiras do Parlamento e ficou a duas de não precisar de coalisão para governar. No entanto, o partido já firmou uma aliança com o partido Gregos Independentes, da direita nacionalista do país, para contar com maioria.

Em seu discurso logo após a confirmação da vitória, Tsipras atacou a chamada Troika, estrutura constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que prega políticas da austeridade fiscal aos países da Europa desde a crise de 2008.
  
“A população grega fez história e deixou para trás cinco anos de humilhação e sofrimento. Vamos recuperar nossa soberania, com nossas propostas de negociação”, afirmou o líder. 

A União Europeia vê a vitória do Syriza com apreensão, já que ele defende a renegociação de 50% da dívida pública grega a uma moratória temporária do restante.

A incerteza também atinge a imprensa europeia. O jornal inglês Financial Times questiona Tsipras será o novo “Lula ou Chavéz“, fazendo menção aos ex-presidentes do Brasil e da Venezuela e seus estilos diferentes de governo.

Fonte: Brasil de Fato