O diretor do Unificado Auzelio Alves será indicado pela FUP para compor a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz). A proposta foi deliberada durante a primeira reunião do ano do Coletivo de Saúde e Segurança da FUP, realizada terça-feira (16.09), no Rio de Janeiro.
O coletivo definiu também a convocação dos sindicatos, filiados à FUP, para a realização de manifestações em todo o país no dia 6 de outubro. O Dia Nacional de Luta contra a Exposição Ocupacional ao Benzeno é comemorado no dia anterior.
A reunião foi coordenada pelo diretor da pasta de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da FUP, Silvaney Bernardi. Estiveram presentes representantes do unificado e dos sindicatos dos petroleiros da Bahia, do Amazonas, Espírito Santo, Norte Fluminense, Paraná/Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos filiados à federação.
Durante a atividade, o secretário de saúde do trabalhador da CNQ, Antonio Felipe Goulart, alertou sobre a decisão do STF, que iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo do INSS contra a decisão de que o fornecimento de EPI para trabalhadores expostos ao ruído não descaracteriza a contagem do tempo de serviço especial para a aposentadoria. Segundo ele, essa decisão pode prejudicar milhares de trabalhadores no país.
Fonte:Sindipetro Unificado de São Paulo