Coletivo de Petroleiras da FUP tem nova reunião com a Petrobrás dia 18

 

FUP

Na próxima terça-feira, 18, o Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP volta a se reunir com o RH da Petrobrás para cobrar um posicionamento da empresa quanto à implementação das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho que tenham reflexos nas condições de trabalho da mulher petroleira e equidade de gêneros. As principais pendências do ACT foram pontuadas pelo Coletivo da FUP em reunião no dia 28 de janeiro. Na pauta da reunião estão temas como Auxílio Creche, licença maternidade, licença adoção, licença paternidade, adequação de EPIs e uniformes para os diferentes sexos e gestantes, políticas de saúde e condições de segurança e saúde ocupacional.

Uma das reivindicações do Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP é de que a Petrobrás garanta o afastamento de trabalhadoras grávidas das unidades de risco, durante todo o período de gestação, sem a suspensão de adicionais e/ou condições de trabalho. O mesmo foi cobrado para as petroleiras em fase amamentação.

II Encontro Nacional

Entre os dias 25 e 27 de abril, será realizado em Salvador, na sede do Sindipetro Bahia, o II Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP. Com o tema "Empoderamento das mulheres", o evento está sendo organizado pelo Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP. Cada sindicato poderá inscrever até três trabalhadoras, se responsabilizando inteiramente por todas as despesas de participação no evento. As inscrições deverão ser enviadas pelos sindicatos à FUP até o dia 11 de abril.