Coletivo de Petroleiras da FUP: “As mulheres vieram para o mundo do trabalho para ficar”

alt

alt

As atividades do XVI Confup recomeçaram na tarde de hoje, com a mesa temática do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP. Com o tema "Mulheres Trabalhadoras na Luta pela Igualdade", o debate teve a participação da Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosana Sousa e da representante da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Fátima Viana.

alt

Tatau Godinho parabenizou a Federação pelo espaço dado às mulheres para debaterem questões relacionadas ao processo de organização das mulheres da classe trabalhadora e falou sobre a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. " Apesar da inserção das mulheres no mundo do trabalho, ainda existe uma forte desigualdade. Por isso, a organização das trabalhadoras tem sido uma exigência desde o início do processo de formação das mulheres no mundo do trabalho" – afirmou.

Rosana Sousa, da CUT apresentou um histórico de lutas das mulheres da central , que começou em 83 e segue até o momento, com diversos avanços para as trabalhadoras. A representante a Secretaria de Mulheres da CUT também afirmou que avanços como a aprovação da cota de 30% para cargos de direção sindical. a criação da Secretaria da Mulher Trabalhadora, o aperfeiçoamento e o cumprimento da política das cotas de gênero na central entre outros avanços, só foram possíveis devido ao intenso trabalho de formação, que certamente fortalece o posicionamento político das trabalhadoras.

Fátima Viana da CTB  saudou as delegadas do Confup, fazendo uma homenagem à três mulheres de destaque na história de Natal: as escritoras Nízia Floresta, Anita de Souza e a primeira prefeita eleita Alzira Soriano. "Só é possível pensar em democracia com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras. É nossa tarefa estimular as mulheres a saírem da invisibilidade" – concluiu.

Fonte: FUP

Veja aqui as fotos do debate