CNQ-CUT e ICEM aprovam refundação da Rede de Trabalhadores da Nova Braskem

Em encontro dos trabalhadores das empresas petroquímicas Quattor e Braskem…





CNQ

Em encontro dos trabalhadores das empresas petroquímicas Quattor e Braskem, coordenado pela CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), e com o apoio da ICEM (Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia e Mineração), foi aprovado, por unanimidade, a refundação de uma única rede, denominada Rede de Trabalhadores da Nova Braskem.

Ela é o resultado da unificação das redes até então existentes nas empresas envolvidas na fusão Braskem/Petrobras.

A decisão surgiu após intensos debates, com a participação de representações da categoria petroquímica dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. Estavam também presentes representantes da CUT, da CNQ e da Intersindical.

Uma das primeiras atividades da rede de trabalhadores, em conjunto com os sindicatos, e centrais, será a de participar do Encontro Nacional sobre Segurança e Saúde nos Ambientes de Trabalho na Braskem. O evento acontecerá no dia 10 de junho, na sede do Sindipolo-Rs, com a presença de representantes de órgãos públicos, responsáveis pela fiscalização de problemas relativos à saúde e segurança no trabalho.

Ficaram definidas outras tarefas imediatas. Entre elas, está a formalização da Rede de Trabalhadores na Nova Braskem, junto à empresa, o que deverá ocorrer até o final do mês de maio.

Foi ainda definida a elaboração de uma proposta de pauta coletiva nacional a ser debatida e analisada pela Rede de Trabalhadores para se tornar uma proposta de acordo coletivo nacional.