Sindipetro BA
Membros da Comissão Nacional de Benzeno- CNPBz e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), iniciaram na manhã desta quarta-feira (14) uma visita técnica às unidades da Rlam. O objetivo é verificar se os problemas constatados na última visita da CNBPz, em 2012, foram resolvidos pela direção da refinaria, que se comprometeu com a Comissão e com MTE a realizar as correções.
Os diretores do Sindipetro, Deyvid Bacelar e Agnaldo dos Anjos, acompanham a inspeção e relatam que até o momento foram constatadas apenas pequenas melhorias. Veja alguns dos problemas que ainda não foram resolvidos a exemplo dos amostradores, que não foram instalados corretamente. Segundo a operação as coletas de amostras ainda são feitas em amostradores inadequados, a exemplo que acontece na 7A.
O sistema de drenagem também não foi feito- com previsão para 2015, apenas uma unidade (U-30). Atualmente o sistema de drenagem nas unidades é muito precário e obsoleto. Há também reivindicações que não foram atendidas como maior participação da CIP/GTB nas paradas de manutenção; ampliação do público alvo nas palestras e treinamentos (terceirizados não participam) e a falta de acesso a documentações com avaliações ambientais da CHO em paradas, partidas e emergências.
Infelizmente, a situação na RLAM, em relação à exposição do trabalhador ao benzeno, continua requerendo cuidados. Durante a visita dos técnicos, hoje, na U-30 foi constatada emissão fugitiva de benzeno, alarmante, próximo ao forno B-3002.
A visita continua durante a tarde desta quarta (14) nas áreas industriais. Haverá também realizações de palestras. Nos dias 15 e 16 de agosto a CNPBz dá continuidade ao seu encontro anual, com as participações das bancadas do governo, dos trabalhadores e das empresas, na Fundacentro.