Chuvas no Rio de Janeiro deixam quase 5 mil desabrigados

Rede Brasil Atual

A Defesa Civil anunciou hoje (4) que o número de desalojados e desabrigados por causa das chuvas no estado do Rio de Janeiro chega a 4.893. Em entrevista dada hoje (4) ao programa Bom Dia Rio, da Rede Globo, o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, afirmou que 200 mil pessoas foram afetadas pelos temporais em oito municípios, quatro da Baixada Fluminense, dois da Costa Verde e dois da Região Serrana.

Cerca de 2.380 pessoas foram retiradas preventivamente de suas casas em Angra dos Reis, onde há 320 desalojados. Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras e um muro desabou, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí. Em Mambucaba, há 100 desalojados.

A situação mais grave é a de Xerém, em Duque de Caxias, onde um homem morreu e mil pessoas estão desalojadas. O Rio Capivari subiu e alagou vários bairros. Equipes de reforço com 50 homens do Corpo de Bombeiros e embarcações foram mandadas para a cidade para dar apoio às duas unidades operacionais da região.

Ontem foi instalado pelo governo do Rio de Janeiro um gabinete de crise para situações de emergência. Representantes das secretarias de Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Obras, Governo e Serviço Geológico do Estado participam do grupo.