Caso envolvendo abalroamento de um barco ocorreu há aproximadamente duas semanas e foi omitido pela empresa. Companhia também deixou de comunicar ao sindicato um vazamento de petróleo ocorrido no dia 1º de maio em P-19. Casos foram informados pelos trabalhadores. Entidade condenou a falta de comunicação e cobrou providências
Duas ocorrências recentes e graves, na Bacia de Campos, não foram comunicadas pela Petrobrás ao Sindipetro-NF. O sindicato foi informado por trabalhadores sobre um abalroamento de um barco de suprimento com a SS-39, há aproximadamente duas semanas, no dia 28 de maio, e sobre um vazamento de petróleo na P-19, no dia 1º de maio.
No caso da SS-39, o choque do barco C-Spirit com a plataforma causou sério danos em uma baleeira, que ficou pendurada. Os trabalhadores estão preocupados com a redução no número de vagas para a salvatagem, uma vez que a baleeira precisou ser retirada e ainda não foi substituída. Depois de contado do sindicato com a empresa, para cobrar informações, a companhia alegou que o número de vagas que restaram atendem às exigências da Marinha.
E no caso da P-19, o vazamento ocorreu em razão de rompimento em uma linha de dreno do separador. Os petroleiros informam que há outras linhas de dreno comprometidas no mesmo sistema. O sindicato fez um registro no livro de ocorrencia no Spie, e cobrou providências para evitar novos vazamentos, com a verificaçao da integridade das outras linhas.
O caso foi discutido na última reuniao da Cipa da P-19. Até o final da tarde de quinta-feira, 15, o sindicato não havia recebido a resposta da inspeção para o registro. A entidade voltou a cobrar retorno da UO-BC.
Omissão injustificável
A entidade avalia que estes casos são muito graves e não poderiam ser omitidos pela empresa, em desacordo com o Acordo Coletivo de Trabalho – que garante a comunicação e a participação na comissão de investigação, se for o caso.
Para o sindicato, a tentativa da companhia em encobrir ocorrências é reflexo de uma cultura de gestão que minimiza riscos à segurança do trabalhador. Além disso, este tipo de comportamento estimula a subnotificação de acidentes. Por isso, o NF reafirma a importância de os trabalhadores manteres a entidade informada sobre todas as ocorrências, como ocorreu com a SS-39 e com a P-19.
Fonte: Sindipetro-NF