Chevron identifica novo vazamento de óleo no Campo do Frade

O local é o mesmo onde ocorreu o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo, em novembro do ano passado.

Site do Sidney Rezende

A Chevron informou, nesta quinta-feira, que encontrou uma mancha de óleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos, litoral norte do estado do Rio de Janeiro. O local é o mesmo onde ocorreu o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo, em novembro do ano passado.

A empresa norte-americana afirmou, por meio de nota, que está investigando a ocorrência e que, logo após a constatação do problema, dispositivos de contenção foram instalados para coletar gotas do material.

Desde o acidente em novembro, a Chevron está proibida de operar no Campo do Frade. No entanto, o presidente da empresa para a África e América Latina, Ali Moshiri, disse recentemente que a petroleita pretende voltar a perfurar poços na região.

Também no fim do ano passado, Moshiri se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quando ficou acordado que a Chevron cooperaria com as investigações entregando qualquer informação que fosse requisitada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Confira a nota da Chevron, na íntegra:

“A Chevron Brasil identificou durante o monitoramento do Campo Frade pequena mancha e uma nova fonte de afloramento. As agências foram notificadas. Dispositivos de contenção foram imediatamente instalados para coletar gotas, pouco frequentes. Hoje (quarta-feira, 14), algumas pequenas bolhas foram vistas na superfície. A Chevron Brasil está investigando a ocorrência”.