Chega a 48 o total de mortos em explosão na refinaria da Venezuela

NN Notícias do setor petróleo

As autoridades da Venezuela disseram, na manhã desta terça-feira (28), que os bombeiros conseguiram conter o fogo em dois dos três tanques de armazenamento de combustível de Amuay. A explosão, que ocorreu no último sábado (25), matou 48 pessoas e deixou mais de 80 feridos. O Governo avisou que as atividades da maior refinaria da Venezuela devem retonar até o fim da semana.

Pelo twitter, o presidente Hugo Chávez, divulgou a notícia sobre o fogo controlado do primeiro tanque. “Nós continuamos batalhando com nossos heroicos bombeiros da PDVSA (a companhia estatal de petróleo). Com a ajuda de Deus, nós teremos êxito”, disse Chávez.

De acordo com o ministro de Energia, Rafael Ramírez, em entrevista à Reuters, o incêndio no segundo tanque também já foi apagado. Ramírez disse ainda, que não há risco de outros tanques pegarem fogo.

O incêndio é considerado um dos piores acidentes industriais em um país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a explosão de gás na refinaria Amuay, ocorreu após sucessivos acidentes menores, como: falhas de energia e paralisações para manutenção nas atividades da unidade de refino. Os tanques tem capacidade para produzir 645 mil barris de petróleo por dia e é uma das maiores do mundo.

Explosão vira tema eleitoral

Há pouco mais de um mês para as eleições presidenciais, de 7 de outubro, a explosão da refinaria de Amuay, vira tema eleitoral. A oposição ao presidente Hugo Chávez, acusa o governo federal por abandono da infraestrutura do país. O candidato que disputará a presidência com Chávez, Henrique Capriles, exigiu uma investigação para determinar as causas e os culpados pela explosão.

O presidente disse, nesta segunda-feira (27), que criou um fundo de US$ 23 mi para ajudar a pagar as operações de limpeza e para substituir as casas destruídas após a explosão.