Chavez determina ocupação dos portos pela Força Armada Nacional Bolivariana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou que a Força Armada Nacional Bolivariana …

Vermelho

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou que a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) assuma, nesta semana, o controle dos portos de Maracaibo, em Zulia, e Puerto Cabello, em Carabobo. A informação foi dada durante seu programa dominical “Alô, Presidente”.

É importante destacar que esta decisão foi tomada no contexto de aprovação da Lei Orgânica de Descentralização, Delimitação e Transferência de Competência do Poder Público, modificação aprovada esta quinta-feira, em segunda discussão na Assembléia Nacional.

Além disso, o chefe de Estado indicou que os aeroportos também serão controlados pelo governo. Enfatizou que se o governador opositor de Carabobo, Henrique Salas Feo, e o de Zulia, Peblo Pérez, se opuserem à tomada dos portos, terão que buscar um exército próprio, “ou pedir ajuda à quarta frota gringa”, porque estariam, assim, “desobedecendo uma lei”, ato pelo q ual mereceriam serem levados à prisão.

”O governo de Carabobo disse que ao defender Puerto Cabello. Bom que busque um exército, porque para lá vai a Marinha de Guerra. Ele disse que ia defender o porto, será com a Polícia de Carabobo. Pois acabará preso”, disse Chávez.

O líder revolucionário destacou que  com esta decisão se pretende acabar com as “máfias do narcotráfico”, que controlam os portos e as aduanas do país.
”É um assunto de segurança nacional: o contrabando, as máfias das aduanas, o narcotráfico (…) Os portos e aeroportos voltam a ser controlados pelo Poder Nacional. São do povo, não das máfias e grupos regionais”, colocou.

O presidente chegou a citar nomes. “Vocês sabem quem é uma das pessoas que mandava em Puerto Cabello, um senhor que hoje está preso”, apontou, referindo-se a Abdala Makled, que era candidato à prefeitura de Valência quando foi detido junto a seus dois irmãos, após a descoberta de 393 quilos de cocaína na fazenda El Rosario, de propriedade de Abdullah.

”Temos dado duros golpes no narcotráfico, porém devemos reconhecer que existem bases nestes portos e aeroportos, que criaram raízes graças à ajuda de governos corruptos”, declarou.