CHAPA 1 vence eleição do Sindipetro para o triênio 2017-2020

Depois de oito dias de votação, com o processo eleitoral iniciado em 25 de março e encerrado neste sábado, 1º de abril, a Chapa 1, denominada MAIS RENOVAÇÃO, EXPERIÊNCIA E LUTA venceu a eleição com 3.253 votos, enquanto a chapa 2, de oposição, obteve 715 votos,  com 58 brancos e 59 nulos. Foram às urnas e votaram 4.085 associados. A chapa 1 teve o apoio da FUP e seus sindicatos filiados.

A apuração dos votos começou por volta das 22h do sábado, 01/04, se estendendo até o final da manhã deste domingo, 02/04.  

O quórum mínimo exigido pelo Estatuto da entidade era de 3.889 votos, o que foi superado já no sábado pela manhã.

Com este resultado, a chapa 1 dirige o Sindipetro Bahia no triênio 2017-2020, uma escolha democrática dos associados da entidade, que votaram com a mais ampla liberdade de todas as eleições já realizados pelos petroleiros, com transmissão ao vivo durante 24 horas, desde o início do processo eleitoral, no dia 25 de março.

O presidente da CUT Bahia, que também é petroleiro, Cedro Silva, afirmou que a diretoria do Sindipetro Bahia inicia o seu segundo mandato, com 28% de renovação em seu quadro, com a certeza que vai continuar honrando o compromisso assumido com a base. Ele afirmou que “agora é preciso intensificar a luta em defesa do Sistema Petrobrás, dos direitos dos trabalhadores e na sociedade em geral, neste momento conturbado que atravessa o país, exigindo de todos nós unidade para enfrentar os golpistas”.

Para o coordenador reeleito do Sindipetro, Deyvid Bacelar, “ a grande tarefa da classe trabalhadora em 2018 é evitar que o neoliberalismo continue no comando do país. Deyvid agradeceu aos novos componentes da chapa que “realizaram um excelente trabalho nas bases, com destaque para a Rlam, onde a chapa 1 teve 70% dos votos, o mesmo ocorrendo com o setor privado que deu uma expressiva votação nessa eleição”.

Na sua fala, Deyvid parabenizou a chapa 2 que “cumpriu sua tarefa desde o início do pleito, participando das reuniões na Comissão Eleitoral até a apuração dos votos”. Ele também reconheceu haver divergências políticas, “mas que não comprometeram o processo eleitoral, nem a abertura do diálogo para a construção da unidade na luta contra o desmonte e privatização do Sistema Petrobrás”.

Já o diretor do Sindipetro e Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, Paulo César Martim (PC), destacou e agradeceu a grande participação dos aposentados e pensionistas no processo eleitoral.

“É gratificante ver que esse segmento da categoria permanece fiel às atividades do sindicato e quando convocado para fortalecer as lutas da entidade se faz presente, como ficou demonstrado nessa vitoriosa eleição”.  PC afirmou que “o trabalho em defesa dos aposentados e pensionistas continuará na gestão 2017/2020 porque são grandes os desafios, a exemplo, da defesa da Petros, da AMS, do benefício farmácia e de uma melhor qualidade de vida”.  

Para o diretor da FUP, Leonardo Urpia, “os petroleiros baianos reafirmaram, com mais de 80% dos votos, sua disposição em continuar lutando contra a privatização do Sistema Petrobrás e em especial pela permanência das atividades da empresa na Bahia, referendando a continuidade da atual diretoria, que vem desenvolvendo um bom trabalho de organização e de politização da categoria em torno de suas pautas e em defesa da sociedade”.

O diretor financeiro do sindicato, André Araújo, destacou a conquista da eleição no primeiro escrutínio, devido à participação da categoria, à organização do pleito e a infraestrutura oferecida aos eleitores em todas as 34 urnas. Ele também disse que esse resultado evitou que a entidade gastasse elevados recursos, caso houvesse um segundo escrutínio.

Araújo fez questão de ressaltar que o pessoal da chapa 2 que trabalhou como escrutinador e fiscal no processo de apuração dos votos realizaram a tarefa sem receber o valor devido, como forma de ressarcimento do total das diárias que foram pagas antecipadamente.

FORA TEMER, PARENTE E TODOS OS GOLPISTAS! 

Fonte: Sindipetro-BA