CGTB debate pré sal durante o curso de formação sindical, em São Paulo

Mais de 130 sindicalistas, representantes de 40 entidades do Estado de São Paulo participaram…

CGTB – SP

Mais de 130 sindicalistas, representantes de 40 entidades do Estado de São Paulo participaram do Curso de Formação Sindical e Planejamento Estratégico, realizado nos dias 11 e 12 de agosto, em Praia Grande.

Organizado pela CGTB-SP, o encontro debateu diversos temas visando aprofundar a atuação dos sindicatos e da Central para garantir políticas de fortalecimento do Brasil frente à crise internacional, a defesa do pré-sal, a preparação para a Conferência Nacional de Comunicação, entre outros temas.

De acordo com o presidente da CGTB-SP, Paulo Sabóia, “uma das questões principais que a central enfrenta no momento atual é a questão do pré-sal. Sabemos que não é possível garantirmos o desenvolvimento do nosso país com essa nossa riqueza sendo sugada pelas multinacionais”.

Durante o curso, os participantes tiveram ainda a oportunidade de debater o tema “A falência do neoliberalismo e os caminhos para o desenvolvimento do Brasil”, com a presença de Antônio Neto, presidente nacional da CGTB e do economista Nilson Araújo;

“Previdência, sistema tributário, isenções e a luta pelo emprego”, com palestra de Denise Gentil, professora do Instituto de Economia da UFRJ; “Sete anos de Governo Lula e o futuro do Brasil”, com Miguel Manso (PPL-SP) e Edinho Silva (PT-SP); “A democracia e os monopólios da mídia”, com Carlos Lopes e Altamiro Borges; “A saúde do trabalhador”, com

Jorge Venâncio, representante da CGTB no Conselho Nacional de Saúde e Organização Sindical”, com Carlos Pereira secretário geral da CGTB.
A Abertura do Curso contou com as presenças de Antônio Neto, presidente da CGTB nacional e Luigi Nese, recém eleito presidente do Codefat, que agradeceu o apoio da Central do processo eleitoral do Conselho.