Cerca de 30 mil pessoas iniciam a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

O evento é uma iniciativa inédita, que marcará a trajetória do movimento sindical brasileiro…





Imprensa da FUP, com informações da CUT e CTB

Mais de 30 mil lideranças e militantes da CUT, Força Sindical, CTB, NCST e CGTB são esperados para a histórica Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que acontece nesta terça-feira,  1º de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O evento é uma iniciativa inédita, que marcará a trajetória do movimento sindical brasileiro, através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores na construção de um país soberano e com justiça social. Na agenda dos debates e deliberações, além da luta pela soberania, fortalecimento da democracia e desenvolvimento com valorização do trabalho, as centrais sindicais têm como determinação impedir o retrocesso.

Entre os principais eixos que serão debatidos estão soberania energética com sustentabilidade ambiental e pré-sal 100% para o povo brasileiro; políticas públicas de desenvolvimento com distribuição de renda; valorização do trabalho decente, com igualdade e inclusão social; fortalecimento da democracia, com efetiva participação popular; direitos sindicais e negociações coletivas. As deliberações se transformarão em uma plataforma política do movimento sindical brasileiro para as eleições de 2010, cuja pauta de reivindicações será apresentada ao conjunto da sociedade.

Veja abaixo o manifesto de convocação da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

"As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais.

A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo.

É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

Partindo desta premissa, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembléia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os Estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

– Viva a unidade dos trabalhadores!
– Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembléia 1º de junho!

CUT, CTB, CGTB, Força Sindical e NCST”

Primeira CONCLAT foi há 29 anos

A 1ª CONCLAT (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras) aconteceu de 21 a 23 de agosto de 1981, em Praia Grande (SP) e reuniu cerca de 1.200 entidades e 5.030 delegados sindicais, que discutiram as bases para a organização nacional dos trabalhadores. A conferência foi o embrião das atuais centrais sindicais e, além de ser uma demonstração de força do movimento sindical pelos direitos dos trabalhadores, representou um largo passo pela redemocratização do país.  Durante a I CONCLAT, surgiu a comissão favorável à construção de uma Central Única dos Trabalhadores. Dois anos depois, nascia a CUT.

Plataforma da CUT para as Eleições 2010

Lançada oficialmente no dia 1º de maio, a Plataforma da CUT para as Eleições 2010 é resultado de um ciclo de debates e reflexões, iniciado em 2005, para a conformação de uma estratégia mais articulada da CUT no enfrentamento dos grandes temas nacionais e do seu posicionamento diante da sociedade. Clique aqui para acessar o documento.

Acompanhe a transmissão  ao vivo pela página da CUT: http://www.cut.org.br/content/view/20614/