Centrais sindicais voltam às ruas, nesta quarta

alt

 

alt

FUP

A CUT, a CTB e outras centrais sindicais do país irão ocupar na quinta-feira,  06 de março, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com caravanas de trabalhadores vindos de todos os cantos do país. É a Marcha da Classe Trabalhadora por Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho, que pelo sétimo ano irá mobilizar a capital federal, cobrando do governo e dos parlamentares que discuta com as centrais sindicais a pauta dos trabalhadores. Os trabalhadores querem aretomada dos investimentos públicos, em defesa da produção, de salários e empregos de qualidade no Brasil, garantindo contrapartidas sociais e combatendo a especulação e os abusos do sistema financeiro.

“Frente aos impactos negativos da crise internacional, mais do que nunca é necessário apostar na pujança do nosso mercado interno e fazer frente à desnacionalização e à desindustrialização, que ameaçam a retomada do crescimento conquistada no último período e a própria política de valorização do salário mínimo. Voltamos às ruas para fazer a roda da economia girar, com mais e melhores salários e empregos, e ampliando direitos”, conclama a convocatória da CUT.

Além dos sindicatos, a marcha contará também com a participação dos movimentos sociais e estudantil, reunindo em Brasília milhares de trabalhadores do campo e da cidade e a juventude organizada.Na pauta dos trabalhadores e estudantes, estão as principais reivindicações deliberadas durante a  Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 2010. O objetivo das centrais sindicais é discutir a pauta  diretamente com a presidenta Dilma Rousseff. Entre as principais bandeiras de luta estão Redução da jornada para 40 horas; fim do Fator Previdenciário; 10% do PIB para a educação; negociação coletiva no setor público; reforma agrária; valorização das aposentadorias; combate à demissão imotivada; 10% do orçamento da União para a saúde; igualdade de salários entre homens e mulheres. As reivindicações também serão apresentadas ao Congresso Nacional.